Topo

Gripe aviária: conheça os principais sintomas da doença

Saiba mais sobre este vírus que acende um sinal amarelo no sistema de saúde público.
Publicidade
Comente

Nas últimas semanas os governos das cidades e dos estados têm emitido diversos sinais de casos de Gripe Aviária em humanos. Apesar de ser um tipo de doença que costuma ser identificada justamente em animais, mais precisamente nas aves. Em muitos casos, essa gripe acaba sendo encontrada em aves que normalmente fazem parte da rotina alimentar dos humanos.

Gripe aviária: conheça os principais sintomas da doença

Mesmo que seja considerado como rara nos humanos, existem caos encontrados nas pessoas que devem ser tratados de uma forma específica e com todo cuidado para que ela não saia do controle. E este tipo de controle acabou se tornando ainda mais importante diante da pandemia de Covid-19, a partir de um vírus que, originalmente, também era responsável por causar doenças somente em determinados tipos de animais.

O que é a gripe aviária?

Basicamente é uma doença que é encontrada em aves, identificada de uma forma mais frequente nos frangos, que são as aves mais utilizadas pelos humanos na sua alimentação do dia a dia, e que é provocada pelo vírus Influenza A.

Publicidade

Essa doença pode ser causada pelo vírus influenza A e pode ser dos tipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2. Essa condição raramente afeta os humanos e não passa de pessoa para pessoa, a sua transmissão acontece somente pelo contato com aves contaminadas.

Origens

De acordo com os pesquisadores e especialistas em saúde, a atual forma da gripe aviária, levando em consideração as características do vírus e da doença como um todo, foi identificada pela primeira vez em uma população de frangos de Hong Kong. Por lá, um homem também acabou sendo infectado pelo vírus, e sem um tratamento adequado acabou morrendo.

Na ocasião, Hong Kong acabou iniciando um grande trabalho de contenção do vírus, matando quase um milhão de aves de forma controlada e separada das demais, tudo para que não houvesse uma transmissão do vírus de uma forma mais aguda.

Publicidade

No ano de 2003 houve um novo foco concentrado da doença, dessa vez na Coreia do Sul. Neste caso, as autoridades públicas acabaram agindo de uma forma preventiva, mas também teve que eliminar milhões de aves, muitas delas que estavam sendo criadas com o objetivo de exportação para o resto do mundo. Mesmo assim, a doença acabou infectando também alguns humanos, especialmente os criadores de frango, mas em o registro de fatalidades.

Como a gripe aviária é transmitida?

De acordo com os especialistas, essa gripe pode ser transmitida das aves para os humanos através das gotículas respiratórias. Mas os especialistas afirmam que este tipo de transmissão ainda pode ser considerado como raro. Essa transmissão acontece pelo contato direto de pessoas com as aves infectadas, sejam elas vivas ou mortas e não acontece quando existe o contato através do consumo de carne e ovos das mesmas.

Principais sintomas da gripe aviária

De uma forma geral, os sintomas dessa gripe acabam sendo muito parecidos com os de uma gripe comum. As pessoas geralmente acabam tendo tosse, febre, garganta inflamada, dor muscular, dor de cabeça e também falta de ar. Além disso, as pessoas também podem sentir náuseas e ter episódios de vômitos e diarreia.

Como identificar a doença

O diagnóstico desta doença deve ser feito através de uma avaliação dos sintomas apresentados pelo paciente. Mas como este tipo de gripe acaba sendo muito parecida com outros sintomas respiratórios, os pacientes precisam passar por uma avaliação laboratorial. Geralmente essas investigações acabam sendo feitas de uma forma mais específica para as pessoas que possuem contato direto com aves.

Tratamento da Gripe Aviária

Existem tratamentos eficientes para cuidar dos pacientes que são identificados com este tipo de gripe. Na grande maioria dos casos o tratamento é feito apenas para aliviar os sintomas. Mas também existem remédios antivirais que normalmente acabam sendo indicados nestes casos e que são muito eficientes, como Baloxavir, Oseltamivir e Zanamivir.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: