Topo

Panela de pressão: Confira os sinais de que ela pode explodir durante o uso

É fundamental cuidar dos aspectos físicos de uma panela que pode acabar causando riscos para quem está preparando a comida.
Publicidade
Comente

A panela de pressão se tornou um dos principais instrumentos utilizados dentro da cozinha no dia a dia. De uma forma geral, tudo o que pode ser feito dentro de uma panela construída com esta finalidade pode ser feito também dentro de outros tipos de panelas. Mas a grande diferença é que a panela de pressão acaba fazendo tudo muito mais rápido, especialmente quando estamos falando de alimentos mais resistentes, como carnes e determinados tipos de verduras e legumes.

Panela de pressão: Confira os sinais de que ela pode explodir durante o uso

Basicamente este tipo de panela acaba sendo construída com o principal objetivo de utilizar o principio físico da pressão de uma forma controlada, para que essa força acabe realmente cozinhando os alimentos de uma forma muito mais rápida. Mas isso acontece somente a partir de uma panela que tenha uma construção realmente forte, que permita com que a pressão criada se mantenha sempre no interior.

A principal fonte de pressão acaba sendo a água que é colocada no interior da panela. Na medida em que ela vai entrando em ebulição, ela vai se transformando em valor. Normalmente, nas panelas convencionais, essa pressão acaba sendo dissipada para o ar. Mas a panela de pressão mantém todo o valor dentro da panela, apenas com uma pequena abertura que permite o mínimo de saída do ar, para que ela não exploda.

Publicidade

Dessa forma, os alimentos que são colocados ali vão cozinhando tanto através da ação da água que ainda está em estágio líquido como também através da força da pressão.

Mas, como ela lida justamente com essa força interna que vai sendo criada a partir da pressão, essa panela também pode acabar se tornando como um dos instrumentos mais perigosos presentes na cozinha de pessoas comuns. Para que ela funcione como se espera, deve sempre realmente estar em excelentes condições.

Confira alguns sinais que podem ser observados externamente e que acabam indicando que a panela de pressão pode estar com alguns problemas, fazendo com que o risco de explosão aumente consideravelmente:

Mau funcionamento da válvula

Publicidade

Antes de mais nada, é sempre importante ficar atento a forma como a válvula da panela este funcionando, pois ela pode ser considerada como uma das principais peças para garantir que a panela esteja funcionando de forma correta. Este é o dispositivo que fica na tampa e que acaba sendo responsável pela regulação da pressão no inteiro, controlando para que uma pequena parte dela se dissipe no ar.

Quando ela apresenta sinais visíveis de ressecamento, ou quando ainda ela não consegue ter o movimento esperado, que faz com que ela suba no pino para deixar a pressão escapar aos poucos, mas sem que ela efetivamente saia da haste que prende, é sinal de que ela precisa ser substituída.

Problemas na borracha de vedação

Um outro item muito importante e que normalmente acaba sendo removível na panela é a borracha de vedação, que vai na parte interna da tampa, pelas bordas. Ela evita que a pressão acabe saindo pelas brechas da tampa. Quando ela está ressecada ou frouxa, acaba permitindo que a pressão escape de forma descontrolada, e isso realmente pode fazer com que a pressão se torne perigosa.

Para aumentar a vida útil dessa borracha, também é muito importante tomar alguns cuidados, como esperar toda a pressão sair da panela antes de abrir a tampa.

Chiado inconstante da panela

Além disso, também é sempre muito importante ficar atento a forma como a panela de pressão emite um chiado durante o seu uso. Isso é perfeitamente natural e até mesmo uma importante indicação de que o alimento, de fato, já está sendo cozido com a pressão interna da panela.

Quando a panela está emitindo um chiado e, de uma hora para outra, para de fazer barulho, mesmo com a panela ainda no fogo, é um sinal de que alguma coisa está errada. Normalmente existe o entupimento da válvula, sendo essa uma das principais causas de explosão das panelas. Isso pode acontecer em virtude de sujeiras que se acumulam na válvula ou quando as pessoas colocam alimentos demais dentro da panela,  superando os níveis de marcação indicados no interior.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: