Topo

Evite os cálculos renais: veja hábitos saudáveis que ajudam prevenir pedra nos rins

5.00 / 5 - 1
Comente

A cada ano que passa tem aumentado o número de diagnóstico de pessoas com cálculos renais, que são as famosas pedras nos rins. Com isso a preocupação das autoridades e profissionais da área da saúde também vem sendo maior, tendo em vista que os sintomas do problema estão entre os mais terríveis já observados – quem já sofreu sabe.

Leia também:

Diante desse cenário, e conhecendo a importância do tema, decidimos, portanto, abordá-lo também por aqui, mas, dessa vez no sentido de alertar os leitores para a possibilidade de prevenção do problema através da adoção de hábitos mais saudáveis. A seguir você confere as dicas. Veja!

Evite os cálculos renais: veja hábitos saudáveis para se prevenir das pedras nos rins

como-evitar-calculo-renal

Mantenha-se sempre hidratado

Quando ingerimos pouco líquido, são maiores as chances do cálcio e outros nutrientes ficarem acumulados nos rins, criando assim os cristais que mais tarde podem se transformar em cálculos renais.

Muita atenção aos dias quentes

O índice de cálculo renal aumenta cerca de 30% no verão. Isso ocorre porque em dias quentes o corpo transpira mais, e portanto, é importante abusar do consumo de líquidos para prevenir o problema. Além disso, roupas frescas ajudam evitar a transpiração excessiva.

Controle o açúcar

O açúcar faz com que o pH do sangue aumente e fique ácido e como o cálcio neutraliza a acidez presente no corpo, o organismo se vê forçado a retirar maiores quantidades desse mineral dos ossos para conseguir equilibrar o Ph do sangue. No fim das contas o problema é que com o excesso de cálcio nos rins, as chances de um cálculo renal se desenvolver nos órgãos aumentam.

Não abuse do sal

O sódio faz com que a concentração de cálcio, ácido úrico e fósforo aumente nos rins, e isso aumenta também os riscos de formações de pedras. O ideal é consumir até 6g por dia ou 1 colher de chá, evitando os enlatados e embutidos.

Cuidado com o consumo das proteínas

O consumo descontrolado de carne vermelha e outros produtos de origem animal pode fazer com que as taxas de ácido úrico aumentem, contribuindo para o surgimento das pedras nos rins. O ideal, segundo especialistas, é consumir cerca de um bife de carne vermelha por dia.

Cuidado com o tomate

O tomate possui oxalato, que é um dos componentes compositores das pedras nos rins. Apesar disso, a concentração da substância no legume propriamente dito não é tão grande a ponto de ter que cortá-lo da dieta. Em todo caso, porém, a redução de concentrados como catchup e molhos de tomate é totalmente recomendável.

Redução do álcool

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas também pode levar à desidratação, aumentando ainda as taxas de ácido úrico no organismo, o que naturalmente tende a facilitar o surgimento das pedras nos rins.

Pratique atividades físicas

De acordo com especialistas, a prática de atividades físicas também ajuda diminuir os riscos de aparecimento das pedras nos rins.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: