Topo

Entenda a diferença entre dor tensional e lesão muscular

Comente

Sempre que realizamos algum tipo de atividade física intensa, é comum que os músculos fiquem doloridos, já que o corpo precisa de esforço para reconstruir as fibras danificadas durante o exercício, gerando um aumento natural de massa muscular em nosso organismo.

Ao realizarmos os exercícios de forma exagerada, podem ocorrer lesões musculares, estas que exigem um cuidado específico logo após o ocorrido. Ás vezes ocorre de não fazermos esforço algum e os músculos também ficarem doloridos, nesta situação poderá ser a dor tensional. Veja em seguida algumas diferenças entre lesão e tensão muscular, e compreenda quando é a hora de buscar ajuda médica.

Entenda a diferença entre dor tensional e lesão muscular

As lesões musculares

Lesões musculares são situações comuns e frequentes do afastamento de atletas e de pessoas que somente estão buscando em atividades físicas o melhor estilo de vida. Para quem costuma praticar exercícios de forma incorreta, ou além de sua capacidade física no momento, há o risco de ocorrer algum tipo de lesão que poderá resultar no afastamento do esporte ou atividade por diversos dias ou diversas semanas.

Veja também:

O estiramento muscular é a situação responsável por mais de 90% dos casos que ocorrem este tipo de problema, e esta situação ocorre principalmente quando existe um alongamento em excesso das fibras musculares, que são danificadas de forma temporária.

Os tratamentos mais indicados dependem muito da gravidade do estiramento, se este é leve, os sinais que ocorrem são um desconforto e um pequeno inchaço no local lesionado, sendo que o problema se resolve de forma espontânea em poucos dias, exigindo somente um descanso do membro que foi lesionado.

As dores tensionais

Estas felizmente são mais simples de solucionar. Este é um tipo de desconforto que ocorre quando os músculos são contraídos em decorrência de estresse, má postura, movimentos repetitivos ou algum tipo de esforço físico. Em situações de estresse, a tensão muscular ocorre como um reflexo convencional do organismo, onde os músculos se contraem de forma involuntária, gerando dores musculares ou mesmo dores de cabeça.

Para evitar este tipo de problema é fundamental encontrar meios de aliviar o estresse, bem como obter postura correta e praticar exercícios conforme a capacidade física no momento do seu organismo.

Busque ajuda médica quando perceber dores de cabeça frequentes, principalmente ao final do dia, se perceber contrações musculares e dores frequentes, é o momento de buscar ajuda de um ortopedista que irá avaliar o que você está fazendo de errado na hora de se exercitar.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: