Topo

Dúvidas que você precisava esclarecer a respeito da alimentação - Veja

Dicas de alimentação saudável, saúde e bem estar você vê aqui, no Click Grátis! Dúvidas que você precisava esclarecer a respeito da alimentação - Veja
Publicidade
3.00 / 5 - 2
Comente

Ter uma alimentação balanceada é algo fundamental para o bom funcionamento do organismo, mas, para isso é importante também a consulta a um bom nutricionista, que é quem vai indicar o tipo de alimentação mais adequado em cada caso.

Dito isso, decidimos dar nossa parcela de contribuição a quem está cogitando adotar uma postura mais saudável em relação à alimentação, apresentando a seguir algumas respostas para dúvidas comuns relacionadas ao assunto.

Elas servirão para dar uma melhor noção de como se portar em relação aos alimentos, não dispensando, no entanto, em hipótese alguma a importância de uma consulta a um profissional em nutrição.

Agora vamos às dúvidas e esclarecimentos sobre a alimentação

ducidas-sobre-alimentacao

Comer pouco faz mal?

Publicidade

A verdadeira definição de comer pouco, é consumir menos calorias do que seu corpo necessita diariamente. De acordo com nutricionistas não tem como qualificar o que é pouco ou muito para todas as pessoas, uma vez que cada um possui metabolismo e necessidades diferentes.

Esclarecida essa parte, é importante dizer que sim, consumir menos que o ideal necessário ao corpo pode resultar em prejuízos à saúde. O oposto também pode ser verdadeiro, já que o alimento em excesso pode causar problemas como obesidade e outros.

Publicidade

Por essas e outras, o ideal é consultar um nutricionista, que irá determinar a dieta mais adequada em cada situação.

Quem come muito chocolate e biscoito tem maiores chances de desenvolver diabetes?

Uma das principais causadoras da diabetes tipo 2 é a obesidade, seja acompanhada do sedentarismo ou mesmo a hereditária. Dessa forma não é possível determinar que é possível desenvolver diabetes com um único hábito como o de comer chcolate e biscoitos.

Dito isso, o provável é que se a alimentação da pessoa for rica em legumes, frutas e cereais, praticar atividades físicas, não for obesa, e não tiver histórico de diabetes na família, são baixas as chances dela ter a doença mesmo que coma muito biscoito e chocolate.

Leia também:

Alimentação para quem sofre com problemas no fígado

Pessoas que sofrem com problemas no fígado devem evitar alimentos gordurosos e de difícil digestão, tais como como creme de leite, carne vermelha, queijos gordurosos, embutidos e alimentos processados.

Especialistas afirmam que os alimentos ideais para pessoas com problema no fígado inclui os integrais, as carnes magras como a de peixe, os vegetais e as frutas. Uma dica válida a tem esse tipo de problema é ingerir muita água e alimentos desintoxicantes, como alcachofra e shitake.

Qual o melhor horário para se consumir legumes?

De acordo com nutricionistas, não existe um horário adequado para o consumo de legumes. O importante é que sejam consumidos diariamente, já que são ricos em vitaminas, minerais, água e fibra, possuindo ainda um baixo teor calórico.

Para ter certeza que a alimentação está ocorrendo de forma balanceada a recomendação dos profissionais em nutrição é a de que no café da manhã sejam consumidas frutas, leites e derivados, e pães. No almoço e no jantar, por outro lado, o ideal é consumir massas, cereais, arroz, carnes, legumes e verduras.

Qual a melhor dieta para quem quer ganhar peso?

Especialistas alertam que para quem deseja ganhar peso de forma saudável o indicado é ter uma dieta rica em calorias. Apesar disso, essas calorias devem ser aquelas presentes em alimentos saudáveis como queijos magros, carnes magras, grãos e cereais. Na hora de preparar as refeições é bom também investir em azeites e oleaginosas que são benéficos ao coração.

Quem faz exercícios logo pela manhã, ao acordar, deve tomar dois cafés-da-manhã?

Pessoas que praticam exercícios pela manhã devem saber que jamais se deve praticar exercícios em jeju e que em pelo menos meia hora antes do treino é importante consumir alimentos ricos em carboidratos, tais como pães e barrinhas de cereais. Além disso, após o treino é preciso consumir alimentos ricos em proteínas e carboidratos.

Diante desse cenário, nutricionistas recomendam que quem pratica exercício pela manhã acorde meia hora antes de sair e faça uma refeição leve rica em carboidratos, fazendo um café da manhã completo com frios, frutas e leite somente após os exercícios.

Vale lembrar ainda que o corpo deve estar sempre hidratado, pelo que o consumo de água é recomendado para antes, durante e depois do treino.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: