Topo

Dores nas costas? Veja como tratar

Comente

Quem nunca sentiu uma dorzinha nas costas? Essa é uma das maiores queixas de pacientes em hospitais, sendo também uma das mais incômodas.

Normalmente, as dores nas costas podem ser leves ou extremas, e as causas podem ser as mais variadas possíveis, bem como ter origem em membros específicos, tais como coluna vertebral, músculos e nervos, podendo ainda surgir em outros órgão como rins e ovário.

Para entendermos um pouco mais a respeito dos procedimentos para tratar as dores nas costas, é necessário entender um pouco sobre o problema em si, por isso na sequência traremos todas as informações necessárias à compreensão do assunto.

Dores nas costas? Veja como tratar

dores-nas-costas

Primeiro as causas das dores nas costas

Antes de qualquer coisa, é importante que sejam diagnosticadas as causas das dores nas costas, algumas das mais comuns são quedas, estresse, prática de atividades físicas de maneira errada ou excessiva, postura errada, vida sedentária, hérnia de disco, ciática, artrose, lombalgia, dorsalgia, e anquilosante.

Além das origens aparentes, existem casos em que o mal não tem origem em problemas de outras partes do corpo, podendo, nesse caso, ser uma consequência de complicações como apendicite, cálculo renal, pedra vesicular, infecções da bexiga, endometriose, câncer ovariano, cistos de ovário e torção de testículos.

Vale notar aqui que seja feito o exato diagnóstico é recomendável a consulta a um profissional médico qualificado. Quando da consulta, deve-se transmitir o máximo de informações possíveis ao profissional responsável pelo atendimento.

Diagnostico da dor – Dicas para consultar as causas das dores nas costas

Após fazer diversas perguntas para descobrir a origem da dor, o médico tentará identificar a exata causa do problema e como ela pode afetar seus movimentos, para isso ele pedirá que sejam cumpridas algumas ações de praxe tais como sentar-se, levantar-se e locomover-se, isso servirá para ele observar a influência da dor nos movimentos.

Um outro procedimento bastante comum para seja feito um diagnostico preciso, é o que o médico pede para o paciente andar sobre as pontas dos pé e depois sobre os calcanhares, ordenando em seguida que deite na maca e levante uma das pernas de cada vez. Quando a dor piora ao fazer os movimentos, normalmente é sinal de dor ciática, pelo que, o médico deverá perguntar se há alguma dormência ou formigamento nas pernas, a fim de concluir o diagnóstico.

Leia também:

Outros procedimentos para apurar problemas de dores nas costas

Para certificar-se de que a dor afeta alguma função nervosa, o médico pode testar os reflexos do paciente usando alguns equipamentos, podendo ainda tocar varias partes das pernas do paciente com objetos como pino ou cotonete a fim de averiguar o sistema nervoso sensorial.

Vale ressaltar que o médico pode não fazer uma avaliação completa com vários exames logo na primeira consulta, isso só irá acontecer caso o paciente esteja sentindo dores já de longa data, ou ainda, tontura, fraqueza nos músculos, lesões, acidentes, e febres. Poderá acontecer também caso o paciente seja maior de 65 anos de idade, caso possua parentesco próximo com alguém que teve câncer, ou caso seja observada alguma queda brusca de peso.

A prioridade se dará nesses casos, porque caso o paciente apresente algumas dessas características, pode haver indícios de tumor, infecção, fratura ou desordem nervosa grave. O médico irá pedir exames mais detalhados para ter um diagnostico mais preciso, os mais comuns são:

  • Tomografia computadorizada principalmente na parte inferior da coluna ou ainda uma Ressonância magnética da coluna, mais especificamente a da região lombar.
  • Um mielograma (uma espécie de raio-x ou tomografia computadorizada da coluna após injeção de corante na coluna vertebral)
  • Um raio-x.

como prevenir as dores nas costas?

Para evitar o sofrimento com dores nas costas no futuro é necessário pratica atividades físicas regularmente, pois, além de melhorar a circulação isso ajudará a manter a postura certa, fortalecendo as costas e dando mais flexibilidade, além é claro, de ajudar a manter o peso ideal. Outras dicas de prevenção são:

  • Aprender a abaixar-se e levantar-se sem forçar muito as costas.
  • Quando precisa levantar ou mover algum objeto pesado procure ajuda para dividir o peso.
  • Ao abaixar-se dobre os joelhos e não a cintura.
  • Ao abaixar ou levantar objetos contraia os músculos do abdome.
  • Evitar ficar muito tempo em pé, mesmo em locais de trabalho que exija isso, procure sentar-se um pouco ao longo do dia.
  • Usar salto alto com moderação.
  • Manter um peso saudável.

Tratamento contra dores nas costas

Para saber ao certo o tipo de tratamento tudo vai depender da avaliação e diagnóstico do médico, os tratamentos podem variar, indo desde a  meditação, passando pelo tratamento quiroprático, acupuntura, e fisioterapia, até uma cirurgia. Siga as instruções de seu médico.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: