Topo

Dores abdominais: 6 sinais que merecem atenção

Conheça alguns sintomas que podem descartar episódios de gases.
Publicidade
Comente

Existem diversas possíveis causas para o surgimento de dores na região do abdômen. Uma das causas mais comuns é o acúmulo de gases na barriga. Inclusive, mesmo sendo considerado um problema de saúde menos grave do que outros, essa situação pode causar dores tão intensas que são confundidas até mesmo com dores em outras partes do corpo.

Dores abdominais: 6 sinais que merecem atenção

Algumas pessoas apresentam uma hipersensibilidade a um pequeno aumento na quantidade de gases, o que causa mais dor. Outras pessoas começam a sentir os sintomas apenas quando a quantidade de gases no estômago está em maior volume.

Mas alguns sinais podem ser observados pelos pacientes e nem sempre estão diretamente relacionados com gases. Confira os mais comuns:

Dor localizada

Publicidade

O primeiro sinal que deve ser observado quando as pessoas relatam dor abdominal é se há algum ponto específico nessa área. Quando a dor está relacionada com gases, normalmente se espalha na área do estômago de forma geral, sem se concentrar em um ponto específico.

Quando as dores são apontadas em uma área específica, normalmente têm outra origem. Por exemplo, dores concentradas no lado direito inferior do abdômen podem estar ligadas à apendicite, doença de Crohn ou hérnias, enquanto dores mais à esquerda podem ser gastrite. Nesses casos, será necessário fazer uma investigação mais profunda.

Dores menos intensas, mais duradouras e com evolução

Uma característica das dores no estômago causadas por gases é que elas geralmente são mais intensas e de curta duração, como pontadas. No caso das mulheres, essas dores podem ser confundidas com cólicas.

Publicidade

Portanto, dores concentradas em uma área específica que começam de forma menos intensa e vão piorando com o tempo, ou permanecem por mais tempo sem um pico, podem ter uma origem diferente e merecem ser investigadas.

Dores com maior duração

Os problemas relacionados com gases costumam ser transitórios. Pessoas com maior sensibilidade sentem incômodo com qualquer acúmulo de gases, por menor que seja, que pode rapidamente se transformar em dor. Mas, normalmente, duram apenas um tempo, especialmente quando conseguem aliviar a pressão interna naturalmente.

Já as dores na região do estômago que se estendem ao longo de dias podem estar relacionadas a um quadro de saúde diferente, que precisa ser investigado.

Rigidez do abdômen

Uma característica de episódios de acúmulo de gases é que normalmente deixam a região do abdômen mais distendida, ou seja, mais estufada do que o normal, devido ao movimento exacerbado das alças intestinais.

Mas, quando o abdômen está mais rígido, podem haver outros problemas de saúde, incluindo diverticulite ou algum processo inflamatório. Portanto, se a pessoa sente essa rigidez, especialmente por dias, é importante procurar um médico para uma investigação.

Dores após exercícios físicos

Quando as pessoas sentem dores mais fortes no abdômen depois de esforço intenso, como exercícios físicos, pode ser um sinal de que não é um episódio de gases. Inclusive, a prática de exercícios é recomendada para facilitar a expulsão dos gases.

Esse tipo de dor mais intensa após o esforço geralmente está relacionado à região muscular. No entanto, pessoas que utilizam determinados suplementos de carboidratos e aminoácidos podem ter mais flatulência e, consequentemente, acumular mais gases. Tudo isso deve ser investigado com calma.

Apresentar febre

A febre sempre é um sintoma que merece atenção, pois indica que algo está errado no corpo do paciente. No caso das dores abdominais, os gases nunca provocam esse tipo de reação, a não ser que estejam atrelados a outros sintomas.

Febre, assim como outros sinais de mal-estar associados a dores abdominais, geralmente indicam quadros inflamatórios ou infecciosos, tais como apendicite aguda, inflamação dos divertículos e inflamação da vesícula biliar.
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: