O retorno da icónica banda Oasis acabou se tornando um dos assuntos mais comentados do mundo da música ao longo do ano de 2024. E se tornou ainda mais importante para os brasileiros a partir do momento que eles confirmaram que, nessa retomada, vão fazer shows por aqui, no ano de 2025.
Com uma grande quantidade de faz espalhados pelo mundo e com alguns hits que se tornaram atemporais, a banda também acabou se tornando conhecida por um motivo menos nobre: a constante briga registrada entre os irmãos Gallagher, Liam e Noel, que inclusive fez com que eles tivessem que anunciar o fim das atividades da banda.
Confira algumas curiosidades sobre a banda e relembre algumas das principais polêmicas nas quais os irmãos acabaram se envolvendo.
Surgimento na Inglaterra
Para os mais jovens que conhecem as músicas, mas que acabaram não acompanhando com foi o processo de lançamento do grupo, a banda Oasis foi formada em Manchester, Inglaterra, em 1991. Os irmãos Gallagher formaram a base do grupo, junto com Paul “Bonehead” Arthurs, Paul “Guigsy” McGuigan e Tony McCarroll.
Diferentemente de bandas que surgiram a partir de músicos vindos de famílias ricas e com muitas oportunidades, os irmãos cresceram em uma família de classe trabalhadora. Mas eles tiveram uma relação complicada com o pai, o que transpareceu na obra.
Eles conseguiram trilhar um caminho rápido para o sucesso, rapidamente se tornando um ícone do britpop, que é o nome dado para um estilo de música mais pop feito pelos artistas que nascem nesse país.
Segundo álbum
O primeiro disco já foi muito bem recebido pelo público e pela crítica de uma forma geral, mas foi no 2º disco que o grupo realmente acabou conseguindo se tornar um grande sucesso. O disco se chamava “(What’s the Story) Morning Glory?”, chegando nas rádios e nas lojas no ano de 1995. Na época, o álbum atingiu a marca impressionante de 22 milhões de cópias vendidas no mndo inteiro.
Primeiras brigas
Mas, infelizmente, o clima realmente não era dos melhores. Os irmãos Liam e Noel rapidamente acabaram se tornando conhecidos por apresentarem um comportamento explosivo, com duas personalidades mais fortes. E as brigas entre os dois, que em um primeiro momento acontecia somente nos bastidores, rapidamente se tornaram públicas.
Mas, mesmo que essas brigas tenham começado a afetar a dinâmica do grupo de uma forma geral, incluindo os outros músicos, essa fama também ajudou a impulsionar o grupo, com os seus produtores vendendo a imagem de “bad boys” deles.
Algumas brigas acabaram se tornando marcantes na história da banda de uma forma geral. No ano de 1994, por exemplo, quando a banda estava fazendo uma turnê pelos Estados Unidos, eles começaram a brigar dentro do avião, o que resultou na saída temporária de Liam da banda.
Outro momento de embate que acabou se tornando público foi registrado no ano de 200, quando Liam criticou publicamente a esposa de Noel, resultando em mais uma grande discussão.
Drogas e álcool
Como era bastante comum nas bandas da década de 80 e 90, os problemas relacionados com o consumo de álcool e drogas acabaram se tornando impactantes no trabalho de uma forma geral. Ao mesmo tempo que não era considerado uma surpresa, no caso do Oasis acabou potencializando um comportamento que não era nada saudável.
Esses dois elementos acabaram tornando as brigas mais intensas, que começaram a não ter mais momento, incluindo nas apresentações e diante do público de uma forma geral. Além disso, em determinadas entrevistas, Noel mencionou como o uso de substâncias afetava a criatividade e o desempenho da banda.
Rock en Seine 2009
O ponto de ruptura completo aconteceu durante o festival Rock en Seine, em Paris, em 2009.A banda estava marcada pra se apresentar como uma das atrações principais, mas aconteceu uma violenta briga entre os irmãos nos bastidores. Depois, Noel anunciou sua saída da banda, declarando que não poderia mais trabalhar com seu irmão.
Discussões públicas
Além de acabar com as atividades da banda, os irmãos acabaram utilizando a imprensa para falar sobre os seus respetivos lados da história. Noel, por exemplo, afirmou que não suportava mais as brigas constantes e o comportamento imprevisível de Liam. Em uma entrevista à revista Q, Noel afirmou: “As pessoas vão escrever e discutir sobre o Oasis durante décadas, mas para mim, já chega.”
Já Liam teve uma reação um pouco diferente. Pelo menos diante das câmeras e nas conversas com os jornalistas, o objetivo dele era minimizar as brigas. Além disso, durante muito tempo ele tentou fazer um trabalho de convencimento do público, de uma forma geral, que o Oasis poderia continuar sem o Noel.
Comentários (0) Postar um Comentário