Topo

Saiba o que é e como funciona a música 8D

Será que o som realmente oferece uma tecnologia diferente?
Publicidade
Comente

Recentemente começou a circular pela internet, inclusive em mensagens do WhatsApp, um áudio que promete oferecer uma sensação diferente para as pessoas que escutam. Trata-se de uma gravação da clássica Hallelujah, feita pelo grupo Pentatonix, que está sendo enviado como um exemplo de som 8D. Geralmente o áudio chega com as orientações para que as pessoas escutem apenas com fones de ouvido. 

Quando as pessoas escutam a música utilizando os equipamentos nos dois ouvidos, realmente a sensação passada é diferente, com o áudio sendo transmitido de um lado para o outro, dando uma sensação de profundidade. Necessariamente não é um efeito que possa ser classificado como 8D, mas mesmo assim conta com uma série de tecnologias por trás. 

Saiba o que é e como funciona a música 8D

De uma forma geral, os vídeos com músicas e áudios que são compartilhados como sendo 8D são amostras de som que levam a uma maior imersão, utilizando efeitos para causar a sensação de que os sons estão sendo reproduzidos em diversas direções. Isso acontece por meio de técnicas de mixagem feitas nos canais originais da gravação, dando um aspecto tridimensional. Ao ouvir áudios 8D, é possível sentir o eco, a distância e a direção dos sons, como se o usuário estivesse em uma apresentação ao vivo.

Publicidade

Basicamente não existe uma diferença entre o conceito de som 8D e o de 3D, já que em ambos os casos eles simulam a propagação de som de forma direcional por meio de técnicas de gravação, mixagem e efeitos de edição. Este som acaba sendo feito a través da tecnologia que pode ser encontradas nos mais variados softwares de edição de som, mas também acaba tendo uma relação com o processo de captação. 

Para conseguir realmente ter a experimentação proposta pelo som, é fundamental que as pessoas escutem com os fones de ouvido, sendo que quanto mais ele conseguir abafar os sons externos, melhor será a sensação. A música 8D também pode ser escutada em alto-falantes convencionais, mas, neste caso, a percepção pode acabar ficando prejudicada. 

Vale ressaltar que a grande maioria dos fones de ouvido que existem hoje no mercado acabam reproduzindo o efeito, até mesmo aqueles que são mais simples e baratos. Claro que os fones mais caros e com mais recursos vão oferecer uma sensação melhor para a percepção destes efeitos. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: