Topo

Dicas para controlar a pressão alta

5.00 / 5 - 1
Comente

A hipertensão arterial, ou simplesmente conhecida como pressão alta é um gatilho para diversos problemas de saúde, e não apenas os que envolvem o sistema circulatório. Geralmente um paciente que está com a pressão igual ou superior de 140/90mmHg está diagnosticado como hipertenso. Estas são pessoas mais sujeitas a sofrer com possíveis falhas no coração, rins e até mesmo no cérebro.

Esta é uma doença crônica e sem cura, mas que poderá ser controlada, por isso é tão importante fazer exames de forma regular, e detectar como estão seus batimentos cardíacos. Tenha uma atenção porém, pois ter pressão alta não quer dizer estar hipertenso.

Para que um paciente seja considerado hipertenso, ele precisa permanecer com a pressão mais alta do que o normal. Esta situação se estabelece momentaneamente, qualquer pessoa poderá estar sujeita a uma variação na frequência cardíaca. Com isto, um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse podem alterar estes números.

Dicas para controlar a pressão alta

Veja também:

Muitas atitudes por sua vez, não auxiliam apenas a prevenir o problema, mas também controlar os níveis que já estão elevados de pressão. Veja uma listagem das mesmas e viva de forma mais saudável seu dia a dia.

A manutenção do peso ideal

O sobrepeso costuma dificultar o esforço do coração para bombear o sangue. Como o bíceps que levanta peso, o coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado. Assim existem diversos riscos, lesões geradas por esforço excessivo que poderão se tornar irrecuperáveis.

A prática de atividades físicas

As atividades físicas de forma regular, em especial as aeróbias, acabam contribuindo para melhorar todo o sistema circulatório e também pulmonar. Tenha, porém, cuidado com exageros, antes de começar qualquer tipo de treino, busque por ajuda de especialistas e faça uma avaliação geral de sua saúde.

Reduza o sal

O excesso de sal na dieta acaba levando á retenção de líquidos, gerando a hipertensão. Por este motivo, procure ter cuidado na hora de temperar a comida, e diminua o consumo dos alimentos embutidos.

Deixe de lado as bebidas alcoólicas

O álcool, quando consumido em excesso, é um grande inimigo da pressão sob controle. Procure assim cortar as bebidas de sua dieta, ou consuma com grande moderação.

Tenha uma dieta saudável

As gorduras saudáveis, e pouco sal são medidas fundamentais para a dieta de quem quiser manter o coração em dia. Procure incluir muitas frutas, verduras e legumes. Deixar a carne de lado não é necessário, procure dar preferência para os cortes mais magros, ou seja, cortes de carne que tenham menos gordura.

Evite os cigarros

O tabaco, em conjunto com outras substâncias tóxicas do cigarro, de forma imediata aumenta a pressão, além de comprometer por completo com sua saúde. Por este motivo, pare de fumar, isto é fundamental.

Faça um acompanhamento médico

Pelo menos uma vez ao ano, todas as pessoas precisam fazer isto, a recomendação vem da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para este simples exame como uma forma de prevenir os problemas de saúde mais sérios.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: