Topo

Dente do siso: Todos os mitos e verdades que você precisa conhecer sobre o assunto

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação em geral! Use filtro solar! Dente do siso: Todos os mitos e verdades que você precisa conhecer sobre o assunto
Publicidade
3.75 / 5 - 4
Comente

O dente do siso é popularmente conhecido como “dente do juízo”, e nasce normalmente na fase da adolescência, mais precisamente entre os 17 e 25 anos de idade.

Apesar disso, pouco se fala a respeito do que ele realmente representa, além do que, algumas das informações disponíveis, nem sempre são verídicas. Diante disso, decidimos apresentar a seguir uma lista de mitos e verdades sobre o assunto. Veja!

Dente do siso: Todos os mitos e verdades que você precisa conhecer sobre o assunto

mitos-e-verdades-dente-ciso

Todas as pessoas possuem o dente do siso

Publicidade

Mito – Apesar de ser raro, algumas pessoas podem passar a vida toda sem o dente do siso. Em alguns casos oele pode até estar ali na gengiva, mas sem que tenha forças para romper o anonimato e ficar exposto na boca como os demais.

Todos que possuem o dente do siso precisam extraí-lo

Mito – De acordo com especialistas, a maioria das pessoas não possuem espaço o suficiente para que o siso nasça perfeitamente, pelo que, nascem fora de posição ou parcialmente erupcionados,o que pode desencadear um quadro de carie dental, infecção ou doença periodontal.

Esses problemas podem causar fortes dores, obrigar a remoção do dente. Apesar disso, se houver espaço para que o dente desponte sem problemas não há necessidade de remoção.

É possível saber se a pessoa terá dente do siso antes mesmo dele nascer

Publicidade

Verdade – De acordo com especialistas, antes mesmo do dente do siso nascer é possível saber se a pessoa o terá. Além disso, também é possível prever se o indivíduo poderá ou não ter problemas relacionados à permanência do dente na boca.

Leia também:

O dente do siso pode desalinhar os demais dentes

Verdade – Isso ocorre quando a boca não possui espaço suficiente para o siso, nesse momento ele acaba comprimindo os outros. Isso pode até prejudicar a estética e a mordida, exigindo a partir daí a remoção.

A remoção do siso é mais simples em paciente jovem

Verdade – De fato a remoção do siso é mais fácil quando procedida em pacientes jovens, já que suas raízes ainda não estão totalmente formadas, os tecidos são mais macios, e os riscos de danos nos nervos são menores.

Na fase adulta a remoção do siso é mais complicada pelo fato de as raízes estarem maiores, o que também não chega a inviabilizar o procedimento.

Após a retirada do siso o paciente fica com o rosto inchado

Verdade – Embora isso possa depender da posição em que o siso se encontra durante a cirurgia, o inchaço na maioria das vezes é inevitável, já que trata-se de um procedimento delicado.

Apos a extração do siso é preciso repouso

Verdade – A extração do siso é um procedimento cirúrgico, e portanto, requer repouso de no mínimo três dias. Após esse período o especialista deve ser consultado novamente, é ele quem vai avaliar se o paciente está apto a retomar suas atividades normais.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: