Topo

Conheça 17 benefícios do abacaxi para sua saúde

Comente

Os abacaxis são deliciosos frutos tropicais que foram celebrados durante séculos, não só pelo seu sabor único, mas também pelos seus benefícios milagrosos para a saúde. A saúde e os benefícios medicinais do abacaxi incluem o fortalecimento do sistema imunológico e a saúde respiratória, auxiliando na digestão e fortalecendo os ossos. Eles também ajudam na redução da inflamação, na cura de tosses e resfriados e na aceleração da perda de peso.

Nutrição de abacaxi

Os abacaxis são um depósito de vários benefícios à saúde devido a seus nutrientes. Eles contêm bromelaína, proteína, carboidratos, açúcar e fibra dietética solúvel e insolúvel. As vitaminas desses frutos incluem vitamina A, vitamina C, beta-caroteno, tiamina, vitamina B5 (ácido pantotênico), vitamina B6 e folato. Minerais como potássio, cobre, manganês, cálcio, sódio e magnésio também são encontrados em abacaxis. Estas frutas tropicais são baixas em calorias e são, portanto, uma parte importante das dietas de perda de peso.

Conheça 17 benefícios do abacaxi para sua saúde

Benefícios do abacaxi  para a saúde

Trata a artrite

Abacaxi tem uma capacidade de reduzir a inflamação das articulações e músculos, particularmente aqueles associados à artrite. Ele contém uma enzima proteolítica rara chamada [4] bromelaína, que ajuda principalmente na quebra de proteínas complexas e tem efeitos anti-inflamatórios também.

Aumenta a imunidade

Veja também:

O abacaxi é rico em [5] vitamina C, o que o torna uma das fontes mais ricas de ácido ascórbico. A vitamina C ajuda a reduzir doenças e estimular o sistema imunológico, estimulando a atividade dos glóbulos brancos e atuando como um antioxidante para se defender dos efeitos nocivos dos radicais livres.

Acelera a cicatrização de feridas

Alto teor de vitamina C no abacaxi ajuda a curar feridas e lesões rapidamente e também defende contra infecções e doenças. A vitamina C desempenha um papel essencial na criação de [6] colágeno. Esta é, em parte, a razão pela qual é vista como uma vitamina curativa, porque o colágeno é a base de proteínas essenciais das paredes dos vasos sanguíneos, pele, órgãos e ossos.

Previne o câncer

O abacaxi tem sido diretamente relacionado à prevenção de cancros [7] da boca, garganta e mama, pois é rico em antioxidantes, incluindo vitamina A, beta-caroteno, bromelaína, flavonóides e manganês. O manganês é um importante cofator da superóxido dismutase, um limpador de radicais livres extremamente potente que tem sido associado à prevenção de diferentes tipos de câncer.

Auxílios na digestão

Comer abacaxis regularmente pode protegê-lo de muitas condições de saúde, incluindo constipação, diarréia, síndrome do intestino irritável (IBS), aterosclerose e coagulação do sangue, bem como pressão alta. Abacaxi, sendo rico em fibras, promove a passagem de alimentos através do trato digestivo em uma taxa normal e estimula a liberação de sucos gástricos e digestivos para ajudar a dissolução dos alimentos. Também aumenta as fezes soltas, o que ajuda no tratamento da diarréia e do IBS. Além disso, a bromelaína no abacaxi estimula a digestão de proteínas, reduz a inflamação do intestino e, portanto, trata de problemas digestivos.

Trata tosse e frio

O abacaxi é rico em bromelaína e vitamina C, portanto, ajuda na prevenção e no tratamento de doenças respiratórias e elimina o catarro e o muco do corpo se você já contraiu uma doença ou infecção. Estes dois nutrientes estão relacionados com a redução da expectoração e do muco acumulado nas vias respiratórias e nas cavidades sinusais.

Melhora a saúde óssea

Abacaxi contém uma quantidade impressionante [10] de manganês. O manganês é um mineral essencial para o fortalecimento dos ossos, bem como seu crescimento e reparo. É o mineral mais proeminente do abacaxi, e uma única porção pode fornecer a você mais de 70% de sua necessidade diária desse mineral.

Alivia asma

Abacaxi ajuda na redução dos sintomas da asma. Ele contém nutrientes essenciais, como vitamina C, bromelina e betacaroteno, que ajudam a reduzir a inflamação freqüentemente enfrentada por asmáticos.

Controla Diabetes

Abacaxi, sendo rico em fibras, é um excelente alimento para diabéticos. Para aqueles com diabetes tipo 1, auxilia na redução dos níveis elevados de glicose no sangue. E em indivíduos com diabetes tipo 2, resulta em melhores níveis de açúcar no sangue, insulina e lipídios. No entanto, há uma certa quantidade de açúcar presente no abacaxi, por isso limitar sua ingestão para evitar efeitos adversos.

Aumenta a fertilidade

Abacaxis foram conectados para melhorar a fertilidade por causa de suas propriedades antioxidantes. Esses frutos coroados exercitam sua ação de eliminação de radicais livres e ajudam as mulheres a conceber. As vitaminas e minerais, como vitamina C, beta-caroteno, cobre, zinco e folato, desempenham um papel essencial na melhoria da fertilidade feminina e masculina.

Cuidados com a pele

A vitamina C, presente no abacaxi, é um super antioxidante que tonifica a pele. Também ajuda a limpar a acne, a combater os danos da pele e a retardar o envelhecimento, reduzindo a aparência das rugas. Além disso, a formação de colágeno é amplamente creditada à vitamina C, que indiretamente mantém os tecidos da pele saudáveis.

Melhora a saúde bucal

Juntamente com os antioxidantes que protegem contra o câncer bucal, o abacaxi também possui propriedades adstringentes, que fortalecem as gengivas e os dentes. O abacaxi é um adstringente muito poderoso e muitas vezes é prescrito como um remédio natural para corrigir o afrouxamento dos dentes ou a retração das gengivas. Agentes adstringentes ajudam a endurecer os tecidos e tonificar o corpo de modo que a perda do dente, perda de cabelo, fraqueza muscular e afrouxamento da pele não ocorram.

Melhora a visão

O abacaxi tem a capacidade de melhorar a saúde ocular e prevenir outras doenças oculares relacionadas à idade. Degeneração macular afeta muitos idosos e beta-caroteno presente no abacaxi pode ajudar a prevenir este problema de visão.

Regula a pressão arterial

O abacaxi é uma valiosa fonte de potássio. A ação vasodilatadora [13] do potássio alivia a tensão e o estresse nos vasos sangüíneos e aumenta a circulação sanguínea em várias partes do corpo. Quando os vasos sanguíneos relaxam, a pressão sanguínea é reduzida e o fluxo de sangue é menos restrito. Portanto, suas chances de sofrer de hipertensão são reduzidas.

Protege a saúde do coração

As propriedades vasodilatadoras do potássio no abacaxi podem impedir que os coágulos bloqueiem o fluxo de sangue e reduzam o acúmulo de placas nas artérias e vasos. Isso ajuda a prevenir condições como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames. Então, coma abacaxis por um coração saudável!

Melhora a circulação sanguínea

Junto com o potencial vasodilatador do potássio, o abacaxi também fornece [14] ao corpo o cobre, outro mineral essencial que funciona em várias reações enzimáticas e compostos no corpo. Mais notavelmente, o cobre é um elemento necessário para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis. Contagem elevada de glóbulos vermelhos aumenta a oxigenação para vários órgãos e os faz funcionar em níveis ótimos. Também aumenta as habilidades cognitivas e mantém as vias neurais para prevenir distúrbios como demência e doença de Alzheimer.

Dissolve pedras nos rins

Ao regular a digestão e reduzir a coagulação do sangue, os abacaxis ajudam na dissolução das pedras nos rins. Coma a fruta rica em bromelina ou beba seu suco para manter os rins a salvo e pedras longe!




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: