Topo

Cardápio saudável - Conheça grãos que adicionam saúde ao seus pratos

Comente

Uma das melhores escolhas para ter uma vida saudável é trocar alimentos refinados por grãos integrais. Opções como aveia, quinoa, cevada, milho e arroz, estão entre as que trazem grandes benefícios, que podem ir desde diminuir o colesterol até contribuir para a perda de peso. Veja a seguir um pouco mais sobre alguns grãos que você deve adicionar à sua alimentação a fim de ter uma vida mais saudável.

Dicas de grãos para receitas mais saudáveis

Cardápio saudável - Conheça grãos que adicionam saúde ao seus pratos

Aveia

Para muitos, a aveia é considerada um "super cereal", especialmente por trazer grandes benefícios à saúde. A aveia é rica em proteínas, ferro, zinco e magnésio, e se consumida diariamente pode ajudar a diminuir o colesterol ruim, podendo evitar doenças cardiovasculares. Não obstante, a aveia também prolonga a saciedade por mais tempo.

As fibras presentes na aveia absorvem água, formando assim uma espécie de gel no estômago e ajudando a manter a sensação de saciedade. Por conter fibras, a aveia ajuda a regular o intestino. Outro fator positivo da aveia é que pessoas com diabetes também podem consumir a aveia, pois os cereais integrais ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue devido ao teor de fibras. Mas é sempre importante consultar o médico ou nutricionista.

Quinoa

Veja também:

A quinoa é um cereal da região andina e vem se tornando cada vez mais conhecida no Brasil. A quinoa é rica em ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, vitamina E e fibras. A quinoa também é fonte de fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino, sendo ainda uma excelente fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6).

Cevada

Amada por cervejeiros quando fermentada, a cevada pode ser também uma grande aliada da saúde. A cevada contém fibras que ajudam a regular o funcionamento do intestino, podendo também ajudar a diminuir o nível de colesterol e equilibrar a glicemia.

A cevada contém ainda proteínas, carboidratos, vitaminas do complexo B, selênio e magnésio. O selênio age como um antioxidante, combatendo radicais livres, enquanto o magnésio possui diversas propriedades, entre elas a que pode contribuir para a saúde dos ossos, atuando junto com o cálcio e a vitamina D.

Milho

O milho é um grão nutritivo e versátil, podendo ser consumido tanto em receitas doces como salgadas. Além de ser rico em fibras, o milho também é proteico e carrega vitaminas A, B, fósforo, cálcio e potássio, sendo um alimento que ajuda a controlar a pressão arterial.

Arroz

Alimento popular na mesa do povo brasileiro, o arroz é saboroso e versátil. Mas o ideal é que seja consumido na versão integral, pois é fonte de proteína. O arroz integral pode ser consumido em diferentes receitas ou até mesmo em forma de farinha. Como é um grão livre de glúten, é indicado a quem possui doença celíaca.

A farinha de arroz integral carrega as mesmas propriedades dos grãos, auxiliando no funcionamento do intestino e fornecendo vitaminas do complexo B ao organismo. Por ser rico em fibras, também ajuda a reduzir o colesterol e controlar os níveis de glicose no sangue.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: