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Confira os principais benefícios do feijão para a nossa saúde

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O feijão se tornou um dos principais ingredientes da alimentação dos brasileiros. Mesmo que seja uma leguminosa que poda ser encontrada em diversos outros países, no Brasil ele realmente se tornou um ingrediente fundamental, fazendo dupla com o arroz para se tornar aquilo que milhões de pessoas comem em nosso país todos os dias. 

Além de ser muito nutritivo, o feijão conta com uma série de propriedade se oferece benefícios para a saúde que muitos brasileiros podem sequer saber que podem ser encontrados todos os dias no seu prato. De acordo com as informações que constam no Sistema Vigitel do Ministério da Saúde, o feijão aparece na lista de fatores de proteção contra câncer e outras doenças crônicas. 

O feijão também aparece em outros documentos importantes produzidos por entidades que fazem pesquisas sobre a relação entre a alimentação e a saúde das pessoas. Por exemplo, no Guia Alimentar para a População Brasileira, do ano de 2015, o feijão aparece como recomendação para que seja consumido pelo menos uma porção por dia. Quando o feijão não for consumido, ele pode ser substituído por outras leguminosas, como a ervilha seca, a lentilha ou a soja. Mas, entre todos, o feijão oferece a melhor relação custo-benefício. 

Confira os principais benefícios do feijão para a nossa saúde

Confira alguns dos principais benefícios do feijão para a saúde dos humanos:

Uma das melhores fontes de proteínas

Veja também:

O feijão pode ser considerado como uma das melhores fontes de proteínas vegetais dentre os alimentos consumidos no dia a dia. As proteínas encontradas no feijão são aminoácidos chamados de lisinas, algo que não é produzido pelo corpo humano de uma forma natural. Por isso estes realmente precisam ser ingeridos rotineiramente pelas pessoas. Vale ressaltar também que o feijão deve ser ingerido junto com outras fontes de proteínas, como carnes em geral e laticínios. 

Mantém a saúde bucal

Um outro benefício do feijão que pode acabar parecendo até mesmo estranho para as pessoas está relacionado a saúde bucal. Realmente as pessoas podem encontrar uma propriedade que ajuda a prevenir cáries no feijão. De acordo com os pesquisadores, a combinação de arroz com feijão oferece uma dose diária de flúor que ajuda no controle destes que são os problemas mais comuns da boca das pessoas. Estes alimentos absorvem o flúor que está presente na água tratada em que eles são cozidos, e posteriormente leva até a boca, se misturando com a saliva e fornecendo essa proteção adicional. 

Pode ser um aliado na dieta

Existem diversas formas de se preparar um bom feijão, e algumas podem acabar se tornando mais calóricas do que outras. Mas, quando eles são preparados com uma quantidade moderada de gordura, podem acabar se tornando aliados muito interessantes para quem quer perder peso. Ele conta com uma boa quantidade de fibras na sua composição, cerca de 6,4 gramas para cada 100 gramas do alimento. Essas fibras ajudam as pessoas a se manter saciadas por mais tempo, reduzindo o consumo de outros alimentos. 

Melhora o fluxo do intestino

Muitas pessoas acreditam que comer feijão pode trazer problemas para o intestino, mas isso acontece somente em virtude dos acompanhamentos que podem acompanhar o cozido em alguns tipos de preparos ou quando ele é feito com uma grande quantidade de gordura. Quando feito de uma forma mais saudável, ele pode ajudar a regularizar o intestino, justamente em virtude da quantidade de fibras mencionada anteriormente. Como são fibras solúveis, elas contribuem para a formação de substâncias chamadas ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).

Controla a diabetes

Um dos grandes problemas enfrentados pelas pessoas que sofrem ou que acabam tendo alguma propensão para a diabetes é a forma como a glicose dos alimentos é absorvida pelo corpo, muito rapidamente, causando os picos de açúcar no sangue. Para evitar isso, os médicos recomendam que estes pacientes se alimentem com fontes de fibra. E o feijão, como já citado anteriormente, possui uma boa quantidade dessas fibras, e isso faz com que os alimentos sejam digeridos de uma forma mais lenta pelo organismo, reduzindo assim os picos de glicose. 

Previne o câncer

Estudos e pesquisas mais recentes sobre este alimento indicam que o feijão é uma excelente fonte de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer, doenças degenerativas e problemas que estão relacionados ao sistema cardiovascular como um todo. As fibras encontradas no feijão também se tornam interessantes para auxiliar no controle da obesidade e também atuam no controle dos níveis de colesterol e da glicemia. Todos estas condições, de alguma forma, estão relacionadas com o surgimento de determinados tipos de câncer e também outras doenças degenerativas. 


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