Topo

Compartilhar toalhas de banho pode ser uma atitude arriscada - Entenda

Comente

Muitos especialistas da área da saúde costumam desaconselhar o compartilhamento de toalhas. O motivo? O tecido da toalha pode servir de condutor de vírus e bactérias causadoras de doenças como HPV e outras.

No caso do HPV, por exemplo, é um vírus que precisa de outra célula para se desenvolver, pelo que, o ato sexual ainda é apontado como o grande responsável pela transmissão do mesmo, o que se deve ao atrito da mucosa com outra infectada.

Em todo caso, já foi comprovado que é possível também encontrar o vírus vivo em itens como sabonetes, toalhas e vasos sanitários, o que torna possível a contaminação de uma pessoa que entre em contato com o mesmo.

A seguir você poderá entender melhor sobre isso e compreender a razão pela qual compartilhar toalhas mesmo com amigos e parceiros pode ser algo arriscado.

Veja supostos motivos pelos quais não se deve compartilhar toalhas

Compartilhar toalhas de banho

Antes de qualquer coisa é importante dizer que esse tema ainda gera muitas controvérsias. Existem especialistas que defendem a tese de que a maioria dos vírus não sobreviveria em uma peça de roupa íntima ou toalha usada, por exemplo.

Contudo, há outra ala que acredita que apesar do risco ser pequeno, ele ainda existe. Pelo sim ou pelo não, o melhor a fazer, portanto, pode ser evitar.

Leia também:

Tipos de vírus que podem ser transferido pela toalha

Além do HPV, o compartilhamento de toalhas pode expor uma pessoa ao risco de contrair outras doenças, que inclusive podem nem ser sexualmente transmissíveis. A lista inclui problemas como a conjuntivite, por exemplo.

Vale ressaltar que a herpes, que também pode ser contraída a partir do contato direto com a toalha contaminada com o vírus, é outro risco. Ela ainda pode ser contraída seja por beijo, pela roupa, no banheiro e até mesmo pelo ar, no caso da herpes zoster.

Cuidados que se deve ter com a toalha de banho

  • Uma toalha nova, recém-comprada, deve ser lavada antes de ser usada. Isso porque nunca se sabe o tempo e lugar que essa toalha ficou exposta, e nem mesmo com o que ela pode ter entrado em contato.
  • Jamais compartilhe a mesma toalha com os demais membros da família. O ideal é que cada um tenha sua própria toalha de banho e de rosto.
  • Após o banho, procure estender sua toalha em local fresco e arejado. Jamais deixe a toalha no banheiro, pois além dele ser úmido, isso facilita o contato da toalha com coliformes fecais.
  • Evite deixar toalha molhada guardada em cesto de roupa suja sem contato com o sol, isso pode aumentar a proliferação de germes e bactérias que em contato com o corpo podem causar doenças dermatológicas e no couro cabeludo.
  • Troque as toalhas de banho e de rosto usadas com maior frequência, de preferência duas vezes por semana.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: