Topo

Coisas que acontecem com seu corpo se você caminhar 30 minutos por dia

Comente

Quando o assunto é qualidade de vida e saúde, não dá para ignorar a importância de ter uma boa alimentação e praticar exercícios. Diante disso, a maioria das pessoas começa se preparar com caminhadas, pois sabe que isso faz com que todo o corpo se movimente, causando gasto calórico e consequente perda de peso.

Só que o que muita gente não sabe é o que realmente acontece com o corpo quando se caminha todos os dias por pelo menos meia hora. Se você quer saber quais são as consequências desse hábito, portanto, é hora de conferir logo a seguir. Veja!

O que acontece com 30 minutos de caminhada diária

Coisas que acontecem com seu corpo se você caminhar 30 minutos por dia

Queima calórica

Quando a caminhada é combinada com uma boa alimentação, é possível perder alguns quilos extras. Para se ter uma ideia, uma caminhada de 30 minutos gasta em média, de 180 a 230 calorias, e esse resultado pode ser bem positivo quando a caminhada é realizada todos os dias.

Controle do apetite

Veja também:

A caminhada é um exercício que ajuda a controlar o apetite, porque ela controla a ansiedade, sendo um dos principais fatores que levam uma pessoa a comer em excesso. Por isso quando se faz caminhada diariamente, é possível diminuir esse impulso e ter menos fome fora de hora. Com a alimentação equilibrada e atividade física, há uma chance maior de perda de peso.

Regula a pressão arterial

A realização de meia hora de caminhada diária aumenta a capacidade do corpo em fornecer oxigênio para os músculos, por causa do aumento da frequência cardíaca, fazendo com que mais sangue atenda a sua demanda energética. O aumento constante da FC estimula a angiogênese, ou seja, causa o aumento dos vasos sanguíneos. Com isso a pressão arterial fica sempre controlada ou reduzida em pessoas hipertensas.

Melhora do sono

Com a caminhada, o nível de ansiedade também controlado, o que faz com que o organismo libere o hormônio do bem-estar, como a endorfina, consequentemente melhorando também a qualidade de sono.

Controle da diabete

Quando ocorre a contração dos músculos durante a caminhada, o transporte da glicose sanguínea circula para dentro das células. Isso estimula a translocação GLUT-4, uma proteína intracelular, que acaba se movendo para a membrana a fim de captar a glicose na corrente sanguínea. Com a caminhada diária, portanto, é possível controlar a diabetes tipo I.

Melhora dos ossos

A contração muscular ocasionada pelo impacto da caminhada, ajuda a melhorar o sistema locomotor e assim consequentemente a densidade óssea também tende a melhorar. Como consequência, uma melhor densidade óssea acaba ajudando a prevenir a osteopenia e a osteoporose.

Dicas de como melhorar os resultados

A caminhada é uma ótima forma de começar a se exercitar, porém, com o tempo ela deixa de proporcionar resultados, estagnando as queimas calóricas. Mesmo assim, a caminhada diária é bem melhor do que se manter em uma vida sedentária.

O ideal, no entanto, é combinar a caminhada com outras atividades que exigem mais do corpo, como exercícios de resistência e variações de intensidades de treino. Intercalar caminhada com trote, por exemplo, é algo que já melhora o rendimento.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: