Topo

Aprenda cuidar do primeiro carro com 7 dicas simples e práticas

Comente

Ao comprar o primeiro carro, muita gente se depara com uma série de dúvidas relacionadas aos cuidados e procedimentos mais indicados para manter a saúde do veículo. Só que em meio a tanta informação e mitos que podem ser encontrados por toda parte hoje em dia, poucos conseguem saber ao certo o que fazer e como cuidar dessa nova aquisição.

Sabendo disso, portanto, resolvemos eleger algumas das melhores dicas para cuidar do primeiro carro. Veja!

Dicas importantes para cuidar do carro

Aprenda cuidar do primeiro carro com 7 dicas simples e práticas

Revisão do carro

Se você não for o primeiro dono do carro, o ideal é fazer uma boa revisão do mesmo. Nesse momento é preciso revisar tudo: motor, freios, suspensão, parte elétrica, tudo precisa ser checado mesmo que o carro seja de garagem e esteja revisado.

Veja também:

Outra dica é trocar óleos, fluido de freio e correias, porque você não sabe quando foi feita a troca anterior. Caso tenha comprado um carro novo, fique atento às datas das revisões obrigatórias indicadas pela montadora.

Mistura combustível

Tenha em mente uma coisa: carros flex podem usar qualquer mistura de combustível, logo, todo o resto que você escutar é mito. Você pode usar sempre só álcool ou gasolina que o motor não vai “viciar”. E também pode misturar os dois nos percentuais que desejar.

Óleo do motor

Uma dica que muita gente ignora é que não se olha o nível do óleo com o motor ainda quente. Para verificar o nível do óleo o carro precisa estar desligado há pelo menos 10 minutos e deve estar em um lugar plano.

Caso o óleo esteja baixo, e é normal que baixe um pouco, complete com o mesmo lubrificante recomendado pela montadora. E não se esqueça de seguir à risca os prazos de troca, que geralmente fica entre 10 mil e 15 mil quilômetros rodados.

Água no carro

Sim, até os carros precisam de água, mas não só isso, no sistema de arrefecimento vai também um aditivo para conservar as peças. Esse aditivo é recomendado pela montadora e deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros. O liquido do arrefecimento também deve ser verificado com o motor frio. Caso esteja um pouco abaixo, basta completar. Caso siga baixando, pode ser que tenha algum vazamento e é preciso procurar um mecânico.

Kit obrigatório e extintor

Você sabia que alguns itens são obrigatórios nos carros? No porta-malas fica o kit obrigatório com estepe, chave de roda, macaco e triângulo, se seu carro não tiver, compre o mais rápido possível, pois além de serem úteis, eles evitam que o proprietário seja multado. O extintor também precisa estar no lugar, e fique atento à data de validade, lembrando ainda que ele não deve estar enrolado no plástico.

Garantia do carro

Caso seu carro seja novo, não esqueça de estudar o manual do proprietário. Nele você vai encontrar informações sobre a garantia. Deixando de fazer revisões e usando algumas peças não-recomendadas, o proprietário coloca essa segurança em risco, pois são situações que provocam a perda de garantia. Isso significa, por exemplo, que até colocar som e alarme fora da concessionária pode levar à perda da garantia do sistema elétrico.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: