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Carboidrato também pode ajudar a perder peso - veja 7 exemplos

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Quando uma pessoa percebe que o peso atual já não é mais o ideal, a primeira medida desesperada para perder peso é cortar o carboidrato da alimentação. Porém, a verdade é que isso pode se mostrar um grande erro, pois o carboidrato é a primeira fonte de que o nosso corpo dispõe para gerar energia.

Uma alimentação pobre em carboidrato, portanto, pode desencadear uma série de problemas físicos e mentais. Por isso mesmo é importante que uma dieta seja avaliada por um profissional, sempre respeitando os grupos alimentares e seus nutrientes.

Além disso, vale dizer que o carboidrato não é em todo caso um vilão da dieta. De acordo com especialistas, o ideal na verdade é substituir pelos tipos que ajudam no emagrecimento e fortalecimento do corpo. Isso significa que não se deve esquecer que existem diferentes tipos de carboidratos, divididos entre os simples e os compostos.

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Enquanto os simples possuem um teor maior de glicose, sendo digeridos mais rapidamente e trazendo uma saciedade momentânea, os complexos são de digestão mais lenta, mantendo assim a saciedade prolongada. A lista inclui por exemplo, pães, biscoitos, cereais, massas, arroz, grãos, vegetais e frutas.

O mais recomendado é que esses alimentos sejam ingeridos na versão integral, pois as fibras prolongam a sensação de saciedade. Conheça agora a seguir alguns carboidratos que podem ser incluídos na dieta e tendem a contribuir no emagrecimento.

Carboidratos que podem ajudar emagrecer

Carboidrato também pode ajudar a perder peso - veja 7 exemplos

Amaranto

Conhecido grão da família Amaranthaceae, esse é um alimento que se destaca pelo equilíbrio nutricional. Trata-se de um item rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, fósforo e magnésio, contribuindo indiretamente, portanto, na perda de peso, uma vez que é rico em fibras, nutriente que proporciona a saciedade. Além disso ele também pode contribuir para o melhor funcionamento do intestino.

Painço

O painço tem aparência pequena, redonda e amarelada, sendo também por motivos óbvios, conhecido como milho alvo, tendo sua origem na China. Esse grão é muito usado para alimentar pássaros, mas segundo informações, pode ajudar tanto na dieta como para controlar o peso e a prevenção de diversas doenças.

De acordo com especialistas, o painço também pode ser consumido na forma de farinha, em sucos e bolos ou adicionado à comida, da mesma forma que se faz com a farinha de linhaça e de banana verde.

Batata-doce

Mesmo se tratando de um alimento razoavelmente calórico, de acordo com pesquisa feita pelo College of Agriculture and Life Sciences, dos Estados Unidos, a batata-doce auxilia no emagrecimento, uma vez que ela possui baixo índice glicêmico.

Ela é um carboidrato complexo e uma importante fonte de energia, superando assim até mesmo outros tubérculos no que diz respeito a alguns de seus nutrientes, tais como retinol, vitamina B1, vitamina C e cálcio.

Ao compará-la com a batata-inglesa e a mandioquinha, outras opções de carboidrato para os praticantes de musculação, observa-se que ela possui mais fibras, potássio, proteína e fósforo, elementos que estimulam o intestino e auxiliam no controle do diabetes e do colesterol.

Farinha de banana verde

A farinha de banana verde é rica no famoso amido resistente, e é isso que ajuda a controlar a fome. Isso porque ele ajuda a retardar o processo de digestão, por possuir uma estrutura cristalina que dificulta a mesma. Sendo assim, ele fica mais tempo pelo estômago, melhorando a saciedade e diminuindo o consumo de alimentos nas outras refeições.

Linhaça

A linhaça é uma ótima aliada na perda de peso, de acordo com pesquisadores, os ácidos graxos insaturados, ou seja, ômegas-3, 6 e 9, que ela possui, são capazes de interromper ou até mesmo reverter um processo inflamatório do hipotálamo, causada pela ingestão das gorduras saturadas que são consumidas com fast food, carnes vermelhas e derivados do leite.

Uma das funções dessa região do cérebro é indicar ao corpo a quantidade de alimento que ele possui, ou seja, ele liga o sistema nervoso ao sistema endócrino controlando o apetite.

Centeio

O centeio é rico em fibras que ajudam na saciedade. Normalmente ele é encontrado misturado a outros cereais e ajuda a fornecer proteínas que dão mais energia para o corpo aumentando a sensação de saciedade. A quantidade deste e dos outros cereais pode ser maior do que as oleaginosas, por volta de duas colheres de sopa por dia.

Cevada em grãos

A cevada é um dos cereais que menos apresentam gorduras prejudiciais ao emagrecimento. Rica em fibras e carboidratos, ela também possui vitaminas do complexo B, selênio e magnésio.


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