Topo

Dicas para estudar legislação em concursos

Comente

Os conhecimentos sobre legislação são devidamente exigidos em quase todas as provas de concursos públicos. Os concurseiros que tiverem interesse em ser bem sucedidos precisam se valer de diversas técnicas que possam ser eficazes para estudo das legislações.

Conheça algumas dicas que poderão potencializar seus estudos sobre legislação para concursos. Desta forma será possível aumentar de forma significativa sua capacidade de absorção de conteúdo estudado, e automaticamente poderá trazer um melhor desempenho nas provas.

Comece estudando todos os dias

Durante o período da adolescência, éramos bastante propensos a estudar a matéria somente na véspera das provas. Apesar disto, quando o assunto envolve a legislação para concursos, a leitura diária é fundamental.

Veja também:

Comece a criar uma agenda de estudos onde possa contemplar cada dia da semana. Este tipo de agenda deverá abranger em médio prazo todas as leis que estiverem propostas em edital. Vale a pena reservar ao menos uma hora por dia para se debruçar sobre as mesmas e estudar um pouco mais.

Dicas para estudar legislação em concursos

Procure separar as leis por categorias distintas

Muitas leis são propostas em edital e ocorrem de forma ampla, podendo ser aplicadas em diversas instâncias da sociedade. Outras ainda se aplicam de forma exclusiva ao universo do cargo onde você tem interesse em atuar desde que seja aprovado nos concursos.

Procure identificar todas as leis que se enquadram neste tipo de distinção, e foque nas mesmas de forma separada. O entendimento de como elas são aplicadas, bem como a forma como elas regem a sua futura área de atuação poderão facilitar e aumentar sua capacidade de recordação.

Agora procure revezar o estudo das legislações

Normalmente as leis são extensas, e adentrar de forma profunda em apenas um a lei, durante muitos dias seguidos pode ser algo não tão proveitoso. Este tipo de atitude poderá favorecer o esquecimento, a medida que muitas outras leis possam ainda ser estudadas.

Para que tenhamos um melhor aproveitamento do valioso tempo de estudos, procure se programar para estudar diversas leis em uma mesma semana, em especial as leis correlatas. Vale a pena ainda lembrar-se de fazer revisões semanais, repassando assim pelos pontos mais relevantes de tudo o que for estudado.

Procure grifar informações de cores diferentes

A atribuição de cores diferentes aos grifos, sejam elas em cadernos ou outros materiais fazem com que a sua revisão semanal possa ser mais eficiente. Ao revisar, você deverá ficar atento aos tópicos chave de cada uma das legislações, e desta forma não precisa ler o conteúdo mais uma vez.

Procure grifar todo o conteúdo de forma que depois as cores possam ter sentido para você. Por exemplo, grife em lilás os artigos mais importantes, e em verde os parágrafos onde as determinações possam atingir de forma direta as atribuições do futuro cargo, em azul por exemplo, as leis que podem responder questões de simulado, entre outras.

Abuse do estudo de provas anteriores

Os estudos através de questões de provas anteriores servem de excelente recurso para captação nas linhas gerais, as exigências de banca. Ler questões de forma minuciosa e as responder junto do código em mãos poderá ajudar você a fixar o conteúdo.

Procure filtrar questões sobre legislação e dê uma boa ênfase para estudos de leis pertinentes as áreas de cargos pretendidos. Caso seja um cargo na polícia por exemplo, tenha um foco no código penal, caso seja no INSS, direito previdenciário, e assim por diante.

Essas são algumas dicas de como estudar a legislação para concursos onde se pode ajudar a se preparar melhor para as provas. É certo que estas dicas não esgotam as muitas possibilidades de estudo deste tema que é tão amplo.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: