Topo

7 sintomas que parecem comuns, mas podem indicar problemas com a saúde

Comente

Quando há algum problema em nosso organismo, nosso corpo costuma mandar alguns sinais para que possamos logo descobrir o problema e em seguida tratá-lo.

Dito isso, a verdade é que sintomas que muita gente considera comuns – tais como febre, dor de cabeça, tontura, falta de ar, inchaço, fadiga – podem ser muito mais que um mal estar passageiro, por isso procure evitar a automedicação e busque ajuda no caso dos sintomas persistirem. A seguir você confere uma lista de informações sobre eventuais alertas emitidos pelo corpo.

Sinais de que pode haver problemas com a saúde

7 sintomas que parecem comuns, mas podem indicar problemas com a saúde

Dor de cabeça

A dor de cabeça pode ser causada por diversos fatores, entre eles o estresse, sinusite, hipertensão, insônia, fraqueza nervosa, anemia, e deficiência de oxigênio. Isso pode fazer com que a dor varie entre leve e mais dolorosa. E se a dor de cabeça for forte e persistente, esse pode ser um sinal de que há algo mais grave relacionado a problemas estruturais da cabeça, como por exemplo, um tumor, meningite, encefalite ou até mesmo hemorragia cerebral.

Edema

Veja também:

O edema é o inchaço que ocorre no corpo devido à retenção de líquido. Esse problema pode ocorrer por fatores simples, mas também mais graves. O excesso de líquido no corpo pode ser causado por falta de atividade física, calor intenso, menstruação, gravidez e uso de alguns medicamentos.

O edema também pode ser um alerta para doenças mais sérias como insuficiência cardíaca e pulmonar, tireóide, doença hepática, diabetes, lesões nos rins e alergias.

Soluço

Normalmente o soluço surge em diferentes situações, como por exemplo, ao comer muito depressa ou em grandes quantidades, quando a garganta ou o estômago estão inflamados, quando há nervosismo ou até mesmo quando está frio.

Normalmente um soluço dura apenas alguns minutos, mas se correr com maior frequência e por períodos prolongados, é preciso procurar ajuda médica. Isso porque o soluço pode ser sinal de doenças como asma, bronquite, doença de fígado, intestino, rins, pneumonia ou até possibilidade de ataques cardíacos.

Febre

A febre acompanhada de calafrios e indisposição não é sinal apenas de resfriado. De modo geral, a febre é uma defesa natural do corpo para infecções além de ser um grande alerta de que algo não está bem.

A temperatura normal do corpo é de 36ºC e qualquer alteração acima dessa média, considera-se febre. Além da gripe, inflamação ou infecção, a febre também pode ser um alerta de doenças mais graves como: lesão cerebral, doença do sistema endócrino, insolação, envenenamento ou até mesmo o câncer.

Falta de ar

Falta de ar ao praticar exercícios que exigem muito esforço ou até mesmo ao subir uma escada é algo considerado normal, porém, a dificuldade respiratória a todo momento, pode ser sinal que algo não vai bem. Doenças cardíacas, obstrução ao fluxo de ar, ansiedade, ou até problema pulmonar e muscular, têm na falta de ar como um alerta de que o corpo está debilitado.

Dor abdominal

A dor abdominal pode variar entre uma dor suportável até pontadas insuportáveis, que podem ser transitórias – com duração de alguns minutos – ou persistentes em casos mais graves – com possibilidade de durar por horas.

Normalmente a dor abdominal ocorre no sistema digestivo, porém, também pode ser sinal de diversas doenças diferentes, como obstrução intestinal ou constipação crônica, além de intoxicação alimentar ou alergia, apendicite, indigestão e azia, úlceras, infecção urinária e pedras nos rins.

Dormência e formigamento

A sensação de dormência e formigamento normalmente acontece nas mãos, pés, braços e pernas, mas pode ser causada por uma simples posição incorreta, alguma lesão do nervo ou falta de suprimento sanguíneo na região afetada. Mas o formigamento e dormência também podem soar como sinal de problemas mais graves como enxaqueca, diabetes, esclerose, derrames e convulsões.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: