Topo

Campanha para tomar vacina HPV começou! Tire suas dúvidas sobre a vacinação

Dicas de saúde, exercício e alimentação. Notícias sobre medicina e bem-estar em geral! Tire suas dúvidas! A campanha para tomar a vacina HPV já começou
Publicidade
Comente

Começou em todo o território nacional a primeira campanha de vacinação do Governo Federal contra o vírus do HPV (papilomavírus humano). Poderão participar da campanha de vacinação gratuita qualquer garota brasileira entre 11 e 13 anos de idade e as vacinas estão sendo oferecidas através da rede pública de saúde.

A partir do próximo ano, de acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo federal, a campanha terá a faixa de idade estendida para meninas a partir dos 9 anos.

campanha-vacina-hpv

Publicidade

Confira algumas dúvidas recorrentes que jovens pais estão tendo sobre esta campanha de vacinação contra o HPV:

A vacina é segura?

Tanto os médicos que fazem parte do sistema de saúde público do governo federal quanto também os que atuam no sistema particular, atestam a segurança da vacina. Este mesmo método já foi utilizado em mais de 150 milhões de pessoas no mundo inteiro. Até o momento não existe a ocorrência de efeitos colaterais.

Apesar de não haver nenhum efeito colateral registrado em grandes quantidades de pessoas que tomaram a vacina, existe sempre algum risco que as pessoas tenham o que é chamado de Síncope, que é um pequeno risco que a pessoa desmaie quando toma a vacina, mas isso está mais relacionado com a situação em si do que com o efeito da vacina. Mesmo assim os médicos garantem que não existe com o que se preocupar.

Como funciona o sistema de doses da vacina pelo sistema público?

Publicidade

No sistema público, a vacina é administrada em três doses, sendo a segunda aplicada depois de seis meses, e a última, cinco anos após a primeira.

No sistema privado, onde a pessoa paga em uma clínica para tomar a vacina, não existe este espaçamento de cinco anos, apenas de alguns meses. Portanto, os pais podem optar em fazer a primeira dose no sistema público e as demais no privado.

As pessoas que tomam vacina não precisam mais usar camisinha?

Esta é uma dúvida bastante frequente que está surgindo especialmente entre as jovens. O fato é que a vacina não elimina os outros cuidados que as pessoas devem tomar em relação a prevenção de doenças transmissíveis sexualmente, até mesmo porque a vacina previne apenas contra o vírus do HPV.

Onde tomar a vacina?

A vacina está sendo oferecida nas unidades básicas de saúde dos municípios e também em campanhas dentro das escolas. Durante todo este mês da campanha as equipes estarão focadas na aplicação da vacina, mas as jovens poderão tomar a vacina no decorrer do ano nos postos de saúde.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: