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Alimentação saudável: dieta de frutas é fonte de vitaminas, fibras e carboidratos

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As frutas estão disponíveis em todas as épocas do ano no Brasil devido principalmente à variedade existente por aqui, e como a maioria das pessoas já sabe, elas são ricas fontes de vitaminas, minerais, fibras e carboidratos, dentre outras substâncias fundamentais à manutenção adequada da saúde.

Apesar de todas as suas propriedades, porém, infelizmente não basta sair comendo de maneira deliberada todo o tipo de fruta que se vê pela frente. Para uma dieta equilibrada, é importante saber exatamente o teor nutritivo de cada fruta desejada, para a partir daí elaborar uma dieta eficiente, com base na orientação de um profissional.

Alimentação saudável: dieta de frutas é fonte de vitaminas, fibras e carboidratos

Alimentação saudável: dieta de frutas é fonte de vitaminas, fibras e carboidratos

A Organização Mundial de Saúde, OMS, recomenda que cada pessoa coma em média 400 g de frutas intercaladas com legumes diariamente, em tese, esse tipo de dieta pode ajudar a prevenir a obesidade e outras doenças crônicas.

A dica pra quem não pretende consumir toda essa quantidade de uma só vez, é dividir a ingestão do alimento em três porções durante o dia. Cada uma dessas porções, equivale em média a um cacho de uva, uma banana nanica ou até mesmo uma fatia média de melancia.

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Frutas e suas formas de consumo

Na hora de ingerir uma determinada fruta o mais aconselhável é o fazer enquanto a mesma está em seu estado natural. Algumas pessoas usam o suco como estratégia para acrescentar a fruta à dieta diária, entretanto, esse hábito requer alguns cuidados extras. Um desses cuidados diz respeito ao uso do liquidificador, pois, ele pode quebrar as fibras das frutas comprometendo assim todo o efeito do alimento no organismo.

A fibra é um dos componentes mais apreciados nas frutas, principalmente a do tipo insolúvel que é encontrada nas cascas das frutas. Essa substância auxilia no  controle de taxas do colesterol, e controle de diabetes, além de promover a sensação de saciedade, auxiliando também no equilíbrio da flora intestinal.

As fibras solúveis auxiliam na redução do colesterol ruim, regulando os níveis de glicose no sangue e prevenindo o câncer de cólon. Um grande exemplo de onde se pode encontrar esse tipo de fibra é no bagaço da laranja, que é muitas vezes descartado pelas pessoas.

Para quem tem dificuldade em consumir a fruta em seu estado natural, a dica é fazer compotas, esse método é utilizado para conservação das frutas.

Uma dica válida também é  congelar a fruta para poder consumi-la sempre fresquinha. dessa forma, ela não perde tantas vitaminas e ainda mantém suas principais propriedades.

Fruta não é remédio – não confunda

Algo bastante comum ao dizer as propriedades das frutas é afirmar os benefícios que podem trazer ao prevenir doenças e fortalecer o sistema imunológico, apesar disso, é importante que se diga que as frutas não devem ser vistas como remédios e nem mesmo usadas unicamente com fins de prevenção e/ou tratamento de doenças.

O segredo para aproveitar tudo o que as frutas têm a oferecer é consumi-las regularmente enquanto se adota hábitos saudáveis, Manter-se sempre bem informado quanto às propriedades de cada alimento ingerido, é também parte fundamental do processo, jamais se esqueça disso.


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