Topo

Adoção de novos hábitos pode ajudar controlar a coceira vaginal - veja exemplos

Dicas de saúde, alimentação saudável e bem estar, você vê aqui no Click Grátis! Adoção de novos hábitos pode ajudar controlar a coceira vaginal - veja exemplos
Comente

Infelizmente, ainda hoje muitas mulheres no mundo sofrem com um problema perturbador chamado coceira vaginal. Na maioria das vezes, a questão não passa de uma simples alergia, no entanto, também existe a possibilidade de que seja uma DST, dermatite ou até mesmo o sintoma inicial de um câncer, dentre outras doenças.

De modo geral, no entanto, embora uma consulta médica seja indispensável, há casos em que algumas simples mudanças de hábitos podem trazer alívio ao problema.

Isso ocorre geralmente quando a coceira não vem acompanhada de dor no ato sexual, inchaço, secreção com odor e coloração estranha, vermelhidão e outros sintomas. A seguir você confere alguns hábitos que devem ser substituídos na rotina para amenizar a coceira vaginal. Veja

A coceira vaginal e os hábitos

Higiene e sabonete

Higiene e sabonete

Publicidade

Tanto o excesso quanto a falta de higiene podem causar irritação nas genitálias. Isso ocorre porque o hábito tende a alterar a camada de gordura protetora da região.

Vale dizer ainda que a vagina possui um Ph ácido e os sabonetes comuns possuem Ph neutro ou alcalino, pelo que o uso desses sabonetes inadequados pode causar alteração no Ph.

Publicidade

Dito isso, o melhor a fazer é adotar o hábito de usar para a higiene os produtos adequados e recomendados por especialistas, fazendo a higienização pelo menos uma vez ao dia.

Tecidos

Tecidos

Alguns tecidos de roupas íntimas também podem causar coceira vaginal quando em contato direto com a vulva. Por isso, o melhor é adotar o hábito de usar peças com tecidos menos agressivos. O mais recomendado pelos ginecologistas é o algodão ou seda sem tingimento.

Vale dizer que os tecidos que mais causam irritação em mulheres são os sintéticos, renda e elastano, esses tipos de tecido ainda favorecem a transpiração o que pode causar também vermelhidão e irritação na área.

Leia também:

Elástico apertado

Elástico apertado

Nenhum ginecologista recomenda o uso de roupa íntima com elástico apertado, pois isso pode causar desconforto e traumatismo constante na região genital. Quando o elástico está muito apertado, pode haver atrito com a pele, causando manchas escuras ou até as temíveis varizes e celulites, além é claro de eventuais coceiras e irritações.

O uso de roupas intima muito apertada também prejudica a ventilação do local, o que aumenta os riscos de irritação e coceira vaginal. Para quem gosta de usar peças apertadas, portanto, fica o alerta para a mudança de hábito.

Calças apertadas

Calças apertadas

A calça jeans é de longa data uma das peças preferidas das mulheres, afinal, ela ajuda a realçar as curvas do corpo e atribui um ar de sensualidade. O fato, porém, é que esse tipo de roupa pode causar infecção por bactérias e fungos por causa do suor que a roupa apertada propicia, o que pode contribuir com o surgimento da candidíase.

Isso porque as peças apertadas de tecidos como o jeans podem provocar o aumento da umidade e o calor da região, o que torna o ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias. O uso desse tipo de peça naturalmente ainda é permitido, mas é bom não abusar no dia a dia, especialmente em dias quentes.

Absorvente externo

absorvente-externo

Muitas mulheres desenvolvem alergia ou irritação ao uso do absorvente externo, por isso é importante observar se o modelo escolhido não possui odor forte ou se o corpo não apresenta resistência a algum componente do mesmo.

Vale dizer que os absorventes que não possuem algodão na cobertura devem ser evitados, uma vez que abafa a região.

Caso seja constatada a irritação com determinado tipo de absorvente externo o ideal é tentar outras marcas, usar absorvente interno ou copo menstrual. A dica é pedir ajuda ao ginecologista para a escolha do produto adequado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: