Topo

Acordar cedo: dicas para começar o dia com mais animo e disposição

Comente

Acordar cedo é mais do que uma simples escolha para muitas pessoas. Na maioria dos casos, as pessoas realmente tendem a levantar cedo por pura necessidade, como ter que ir trabalhar ou estudar. Mesmo assim, essa parece ser uma tarefa particularmente complicada para um grupo de pessoas. E, de uma forma muito equivocada, essas pessoas tendem ser tachadas como preguiçosas ou desleixadas. 

Médicos e pesquisadores já sabem que existem diferentes grupos de pessoas, e algumas, ainda não se sabe bem por quais motivos, tendem a apresentar melhor disposição em um horário mais noturno. Essas pessoas tendem a se manter mais ativas durante a tarde, noite, e até mesmo de madrugada. Mas acabam tendo muita dificuldade para levantar cedo.

Além disso, existem outras causas que podem tornar a tarefa de acordar cedo ainda mais complicada. Uma das principais é a privação de sono. Hoje em dia se tende a achar que as pessoas dormem demais. Mas diversos estudos indicam que as pessoas, em uma média, estão dormindo cerca de duas horas a menos do que as pessoas do começo do século XX. E isso acaba fazendo uma grande diferença. 

Acordar cedo: dicas para começar o dia com mais animo e disposição

Veja também:

Para aquelas pessoas que não possuem poder de escolha e que realmente precisam acordar cedo todos os dias, confira algumas dicas para tornar a tarefa mais fácil e também para acordar com ainda mais disposição.

Mantenha uma rotina de horários

Um dos principais inimigos de quem precisa acordar cedo todos os dias é a falta de uma rotina mais controlada, especialmente para quem não consegue ter um horário mais fixo para ir para cama. O corpo é regido por um ciclo chamado circadiano. Manter uma hora certa para dormir e acordar ajuda a regular um pouco mais esse nosso cronograma interno. Ao dormir mais tarde, as pessoas desregulam o seu ciclo, atrasando o relógio e voltando a não conseguir acordar cedo. 

Deixe a luz entrar no quarto

É fundamental que as pessoas usem e abusem da luz para conseguir acordar. Isso funciona pois a luz acaba sendo um dos principais reguladores do ciclo cicardiano. Por isso mesmo que as pessoas tendem a ter mais sono durante a noite, que é quando não existe a incidência de luz natural. Por isso, abrir bem as janelas e deixar que a luz do sol entre no quarto acaba sendo muito interessante para que as pessoas consigam levantar da cama. Existem até mesmo alguns tipos de cortina que filtram a luminosidade e vai deixado que a luz entre aos poucos no quarto. 

Fique mais relavado antes de dormir

Antes de dormir, é importante que as pessoas não façam atividades que sejam muito estimulantes para o cérebro. E isso inclui uma série de comportamentos que acabaram se tornando muito comuns nos dias de hoje, como ver televisão, mexer na internet, jogar no celular, etc. A ideia é realmente desligar um pouco o cérebro para que seja possível pegar no sono de uma forma mais rápida e também para que as pessoas consigam ter uma noite de sono mais tranquila. 

Não fique enrolando na cama

As pessoas que possuem mais dificuldade para conseguir dormir devem especialmente separar a cama apenas para dormir ou para momentos mais íntimos com o parceiro ou com a parceira. Não é recomendado que as pessoas utilizem a cama para fazer outras coisas, como ficar vendo televisão, por exemplo. O organismo das pessoas deve reconhecer a cama como um local onde realmente o corpo deve descansar para dormir. Manter uma hora certa para dormir e acordar ajuda a regular um pouco mais esse nosso cronograma interno.

Evite utilizar o recurso “Soneca” do celular

Hoje em dia, praticamente todo mundo acaba utilizando o celular como despertador. Mas o problema é um recurso que existe, chamado de “Soneca”, e que permite que as pessoas programem para que o despertador pare e volte a tocar depois de alguns minutos. O problema é; que as pessoas realmente acabam abusando, utilizando este recurso muitas vezes, na expectativa de dormir mais um tempo. O problema é que a qualidade deste sono é péssima, já que a pessoa fica acordando o tempo inteiro. E isso faz com que ela tenha ainda mais dificuldade quando chega a hora de levantar, de fato. 

Evite atividades físicas noturnas

As atividades físicas realmente são fundamentais para manter as pessoas com uma qualidade de vida melhor. Mas não é recomendado que as pessoas façam atividades muito próximo da hora de dormir. A atividade física eleva o calor corporal, ajudando a despertar melhor. Por outro lado, fazer exercícios muito perto da hora de dormir tem o mesmo efeito, atrapalhando o sono. O ideal é que os atividades sejam feitas, pelo menos, três horas antes de dormir. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: