Topo

Descubra os prós e contras em cada posição para dormir

Comente

Sabidamente uma noite bem dormida, além de proporcionar um bem estar no dia seguinte, é capaz de diminuir os risco de obesidade, depressão e doenças cardiovasculares, entretanto, estima-se que para obter esses benefícios seja necessária uma média diária de 8 horas de sono de qualidade, o que também diz respeito à escolha da melhor posição para que a musculatura possa relaxar.

De acordo com especialistas, dormir em uma posição errada pode trazer sérias consequências, dentre elas a ocorrência de torções e tensões nas articulações, que sabidamente levarão à dores nos músculos ou na cabeça além da sensação de cansaço ao longo dos dias.

Infelizmente, reeducar-se a ponto de mudar a posição de dormir é um das missões mais difíceis para a esmagadora maioria das pessoas, isso ocorre porque, em tese, não se tem total controle do corpo enquanto se está dormindo, entretanto, com uma dose extra de força de vontade, torna-se totalmente possível adotar o hábito de dormir na posição ideal.

Descubra os prós e contras em cada posição para dormir

O primeiro passo para conseguir reeducar-se é naturalmente saber quais são as posições ideais durante o sono, além de conhecer aquelas que devem ser evitadas, por isso, na sequência você confere todos os detalhes nesse sentido.

Conheça agora as posições mais indicada para uma noite de sono saudável

Deitar de lado

dormir-de-lado

Dormir de lado é considerado por ortopedistas como a melhor posição para dormir, o motivo é que, em tese, essa posição pode proporcionar um alinhamento correto da coluna além de fazer com que a cabeça e os pés fiquem na altura do coração, tornando assim a circulação sanguínea mais fácil.

Melhorando a posição de lado

Não basta apenas deitar de lado, é necessário que a posição seja adotada da maneira correta e para que isso aconteça é necessário contar com a ajuda de acessórios como o travesseiro.

O travesseiro deve ser da mesma altura dos ombros, dessa forma a cabeça não estará nem abaixo nem acima do tronco. Para ficar ainda mais adequada a posição, o ideal é usar outro travesseiro da mesma altura entre as pernas para que os joelhos não encostem um ao outro, fincando assim alinhados da forma correta ao ombro. Outro detalhe que vale menção é que não se deve esquecer a coluna, respeitando assim a forma do corpo,  para isso não se deve deitar esticando as pernas de forma que o corpo fique totalmente reto, nem se curvar muito, o ideal é deixar o quadril levemente flexionado.

Leia também:

Barriga para cima

dormir-de-barriga-pra-cima

Dormir de barriga para cima tem seu lado positivo e negativo, o lado bom é que nessa posição as articulações conseguem relaxar de maneira satisfatória de modo a impedir as torções e dores do dia seguinte, por outro lado, essa posição  faz com que a língua fique para trás, provocando assim roncos e até apneia.

Forma correta de dormir de barriga para cima

Para dormir de barriga para cima, o travesseiro indicado são aqueles mais baixos, pois eles ajudam a evitar a tensão da musculatura cervical, deve-se ainda colocar outro travesseiro em baixo dos joelhos, dessa forma eles não ficam muito esticados, o que tende a proporcionar um relaxamento dos músculos da lombar e das coxas.

Deitar de bruços

dormir-de-brucos

Embora muitas pessoas sintam-se confortáveis ao dormir de bruços, de acordo com os ortopedistas essa é a posição mais contraindicada, pois, além de deixar o corpo totalmente reto, obriga o indivíduo a girar a cabeça para o lado a fim de evitar sufocamento durante o sono, o que gera a torção do pescoço, algo que dentre outros males pode causar a ocorrência de dores cervicais, bursite e dores nas costas.

 Mudar de posição durante o sono

É inevitável  que durante a noite o corpo busque posições mais confortáveis para o descanso, e nesse momento não é possível controlar a posição em que se dorme, o ideal então é começar a dormir na posição certa e esperar que o corpo vá se adaptando a ela.

Aqueles que costumam mexer-se muito ao longo da noite, devem passar por acompanhamento médico a fim de observar a causa da alteração no sono, assim que diagnosticado o motivo deve ser procedido um tratamento especifico a fim de resgatar a qualidade do sono.

Como mudar a posição errada de dormir

Só é possível  reeducar a forma de dormir com treino e persistência, de modo que, com o tempo, será possível perceber os resultados. Nas primeiras tentativas será absolutamente normal observar que o corpo voltará à posição errada, e isso poderá inclusive causar alguns desconfortos, pelo que, fica o alerta de que o processo será de fato longo e cansativo, mas que ao final indubitavelmente valerá a pena.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: