Topo

Acabe com os mitos: veja dicas para fazer o soluço parar

Comente

O soluço é um problema que incomoda muito quando surge, e normalmente isso ocorre em momento inoportuno, quando se está fazendo algo importante ou com alguém importante.

E quando o soluço não passa logo, as pessoas percebem o desconforto e começam a dar dicas do que fazer para parar o soluço, mas será que as dicas mais tradicionais realmente funcionam? Para esclarecer esse tipo de dúvida apresentamos a seguir alguns dos maiores mitos em torno do soluço, trazendo também algumas dicas de como lidar com o problema. Confira!

Mitos e soluções para lidar com o soluço

Acabe com os mitos: veja dicas para fazer o soluço parar

O susto espanta o soluço?

Uma das técnicas mais comuns que as pessoas usam para parar o soluço, consiste em assustar quem está soluçando. Pode até parecer bobagem, mas a verdade é que essa técnica realmente funciona. Isso porque ao levar um susto a pessoa consegue coordenar a respiração sem perceber e acaba voltando ao rítmo normal da respiração encerrando assim a crise de soluço.

Tapar os ouvidos acaba com o soluço?

Veja também:

Outra forma muito usada para acabar o soluço é tapando os ouvidos. Até o momento, no entanto, não há nenhum estudo que comprove a eficácia desse método. Isso porque ele não age diretamente no mecanismo do soluço, ou seja, não tem eficácia imediata comprovada para acabar com a crise de soluço.

Vale dizer, porém, que quando se faz muito esforço a fim de controlar o diafragma é possível contornar o problema. Isso significa que tossir pode soluciona o problema.

Beber água ajuda a acabar com o soluço?

Outro jeitinho brasileiro de interromper o soluço é bebendo água com açúcar, mas será mesmo válido? De acordo com especialista o açúcar não tem nenhuma propriedade que possa influenciar ou interromper o soluço, porém, beber água em pequenos goles pode manter o ritmo do diafragma e interromper a crise de soluço.

Pressionar os joelhos dobrados contra o peito interrompe o soluço?

Essa técnica para interromper o soluço requer um pouco mais de espaço, algo que nem todo mundo tem na hora em que ocorre uma crise de soluço, pois como dito antes, ela quase sempre aparece em momentos inoportunos.

A verdade, porém, é que essa técnica pode sim funcionar, mas só se fizer movimentos abdominais com os joelhos dobrados. Além disso, em alguns casos de soluço, a manobra vagal, que regula a respiração e batimentos cardíacos, pode ajudar a interromper a crise.

Prender a respiração por um minuto interrompe o soluço?

De acordo com especialistas, essa é a melhor tática a ser usada em caso de soluço, sendo também a mais prática. Quando a respiração é ritmada, interrompê-la ajuda também a interromper a crise de soluço.

Tomar água de ponta cabeça interrompe o soluço?

Essa técnica além trazer risco à saúde, é algo que não funciona, ou ao menos não de maneira comprovada. De acordo com especialistas, não existe nehuma evidência de que essa técnica de tentar tomar água de ponta cabeça funcione, pelo contrário, pode causar engasgamentos e até piorar a crise de soluço.

Engolir miolo de pão ou gelo moído interrompe a crise?

Mesmo não tendo nenhuma comprovação científica, essa é uma dica que as vezes pode funcionar. Em tese, fazer deglutições repetidas e ritmadas pode ajudar a interromper a crise.

Colocar pedaço de linha úmida na testa do bebê interrompe o soluço?

Essa é uma simpatia muito conhecida e normalmente transmitida por pessoas mais idosas, mas até o momento não existe nenhuma comprovação médica de que essa técnica funcione, até porque, a linha úmida não possui nenhuma propriedade ou ligação com a regulação do diafragma, ou seja, não se trata de uma técnica eficaz.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: