Topo

Frutas do outono podem enriquecer sua mesa com nutrientes - veja opções

Comente

Muita gente aproveita a chegada do outono para ingerir alguns alimentos mais calóricos que combinam com o clima ameno. Apesar disso, para quem deseja manter o corpo em forma essa não é a melhor opção, afinal, o aumento no consumo de caloria tende a se refletir rapidamente na balança.

Uma dica então, é aproveitar a estação de uma maneira mais saudável e nutritiva, como por exemplo, consumindo frutas da estação ou mesmo alimentos preparados a partir delas. E se você não sabe de quais frutas exatamente estamos falando, não tem problema. A seguir apresentamos uma lista repleta de sugestões. Confira!

Frutas nutritivas que ganham destaque no outono

Goiaba

goiaba

A goiaba é rica em licopeno, substância que possui um alto teor antioxidante, sendo muito importante na prevenção do câncer de próstata. Segundo nutricionistas, o ideal é consumir a fruta com a casca, pois esta possui pectina, fibra que proporciona sensação de saciedade e diminui os picos de insulina no sangue fazendo com que a glicose seja absorvida lentamente. A goiaba é rica também em vitamina C e um pedaço de 100 g da fruta oferece cerca de 68 calorias.

Pinha

pinha

A pinha é uma fruta rica em gordura poli-insaturada, sendo essa uma gordura boa, uma vez que diminui o nível do colesterol LDL. A fruta é rica em vitamina C e os nutricionistas recomendam que ela seja consumida junto de alimentos ricos em ferro, já que possui nutrientes que favorecem a absorção do ferro no organismo.

A pinha também possui selênio, que fortalece o sistema imunológico e ainda zinco, que combate os radicais livres e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. Agora, o que não é recomendável é o consumo excessivo da fruta, pois ela possui o índice glicêmico médio, ou seja, eleva o nível de açúcar no sangue mais rapidamente. Uma porção de 100 g da fruta contém cerca de 101 calorias.

Maracujá

maracuja

O maracujá é rico em vitamina C e possui fibras em sua casca, mas a maioria das pessoas acaba desprezando a casaca ao consumir a fruta, o que pode ser um erro. A dica dos nutricionistas é separar a casca do maracujá, higienizá-la e esperar para que ela fique bem seca para que possa ser moída e usada em refeições, já que pode ajudar na saciedade. Em relação às calorias, 100 g da fruta oferecem 68 calorias.

Leia também:

Caqui

caqui

O caqui é rico em licopeno, mas apresenta níveis glicêmicos altos, sendo perigoso para indivíduos que têm diabetes ou estão em dieta. Para aproveitar a vitamina C e E que a fruta possui, o melhor é consumi-la in natura ou como suco. Vale dizer que ela também auxilia no bom funcionamento do intestino. Uma porção de 100 g de caqui contém 71 calorias.

Figo

figo

O figo possui um alto nível glicêmico, mas, ele é muito importante para a dieta por ser fonte de zinco e fibras. Além disso, ele possui a substância antocianidina, que é antioxidante e atua na estética fortalecendo cabelos e unhas, neutralizando os radicais livres e combatendo doenças crônicas, como por exemplo, a diabetes. Uma porção de 100 g de figo oferece 136 calorias.

Melão

melao

O melão é uma fruta rica em água, sendo também um diurético natural por possuir potássio, que complementa com o sódio e mantém o equilíbrio hídrico do corpo, diminuindo a pressão arterial e estimulando o funcionamento renal. O melão também é rico em magnésio e ajuda na prevenção de infecções, contribuindo ainda com a integridade da visão. Um pedaço de 100 g de melão contém 36 calorias.

Tangerina

tangerina

A tangerina é rica em vitamina C, que ajuda a aliviar os sintomas da gripe e resfriado, ajudando ainda a combater estresse. Segundo os nutricionistas o ideal é não desprezar o bagaço da tangerina, por ser uma ótima fonte de fibra. 100 g de tangerina oferecem em média 53 calorias.

Uva

uva

A uva é rica em resveratrol, um ótimo antioxidante que retarda o envelhecimento, diminui riscos de doenças cardiovasculares e previne o Alzheimer. Para obter todos esses benefícios é importante ingerir a casca da uva. Quanto às calorias, 100 g de uva contém 69 calorias.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: