Topo

8 dicas importantes para cuidar de crianças com diabetes

Comente

Manter uma alimentação saudável é muito importante para os mais variados aspectos da saúde de adultos e crianças. Isso é algo que já faz parte do dia a dia de muitas pessoas, mesmo que nem sempre seja possível seguir as orientações o tempo todo em relação ao que podemos e o que não podemos comer. E esta dificuldade acaba sendo maior quando estamos falando das crianças. 

Os pequenos precisam lidar com os mais variados tipos de incentivos da indústria alimentícia para que eles consumam alimentos que não são considerados nada saudáveis. E também acaba tendo um grande impacto na vida dos jovens os exemplos que eles acabam tendo dentro das suas próprias casas. 

Nos últimos anos, mesmo um om esforço de parte da comunidade como um todo, que vem atuando para reduzir este tipo de incentivo para os pequenos, os casos de obesidade infantil aumentaram consideravelmente, impactados também pela baixa quantidade de exercícios que os pequenos fazem. 

Veja também:

A obesidade também pode acabar servindo como porta de entrada para o surgimento de outros problemas mais graves, como a diabetes. A quantidade de crianças com este problema de saúde também aumentou consideravelmente nas últimas décadas, e é consenso entre os especialistas de que a diabetes, nos pequenos, pode acabar tendo consequências muito mais graves. 

Confira algumas dicas de alimentação para crianças que já possuem este tipo de problema:

8 dicas importantes para cuidar de crianças com diabetes

Acostume a criança com alimentos mais saudáveis

Os alimentos industrializados, que não são considerados tão saudáveis para os pequenos, acabam conquistando o paladar dos pequenos muito mais rapidamente. Por isso, é muito importante que os pais acostumem os pequenos com uma alimentação mais saudável. É importante fazer lanches caseiros e nutritivos, especialmente para os pequenos que estão na educação infantil e que podem acabar comendo sem o controle direto dos pais. 

Hoje em dia também existem empresas que ajudam os pais neste aspecto, oferecendo kits completos de lanches considerados mais saudáveis para que os pequenos tenham sempre essa opção na lancheira. 

Crie uma rotina 

A rotina em relação a alimentação é apontada pelos especialistas como um dos grandes segredos para fazer com que as crianças se alimentem melhor. E os pequenos com diabetes precisam estar sempre se alimentando, com pelo menos seis refeições por dia, que podem ser divididas da seguinte forma: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e pequeno lanche antes de dormir. Isso evita que o organismo se sobrecarregue. 

Consulte profissionais de nutrição

Estes são os mais indicados para conseguir criar uma dieta que realmente seja adaptada para os pequenos que possuem diabetes. Eles vão levar em consideração todas as características desta doença, e também dos pequenos de uma forma geral. Eles também poderão ir fazendo alterações de acordo com os resultados dos exames que precisam ser feitos. 

Evite o açúcar

Realmente pode ser muito complicado ficar negando determinados alimentos para os pequenos, especialmente os doces que as crianças tanto gostam. Mas, é muito importante que os adultos realmente evitem oferecer açúcar para os pequenos. Os carboidratos, que também acabam sendo transformados em açúcar no organismo, também devem ser controlados. 

Não tenha doces disponíveis em casa

Ainda seguindo a recomendação anterior, é muito importante que os adultos e responsáveis não mantenham muitos doces em casa disponíveis, pois eles podem acabar sendo uma grande tentação para os pequenos. Os doces até podem ser oferecidos, mas é muito importante que isso aconteça somente de acordo com a orientação dos profissionais de nutrição que vão acompanhar a saúde dos pequenos com diabetes. 

Incentive a prática de atividades físicas

Não é apenas com o controle da alimentação que a diabetes infantil pode ser tratada. Também é muito importante que os pequenos façam atividades físicas. E isso pode se tornar um desafio nos dias de hoje, já que boa parte da diversão das crianças está nas telas dos smartphones, televisões e computadores. Mas as crianças ainda gostam de se divertir, portanto criar jogos e desafios físicos pode se tornar um grande passatempo para eles. 

Mantenha a criança sempre informada sobre tudo

Em determinados casos as crianças terão que se submeter a tratamentos dolorosos, como a aplicação de insulina diariamente. Mas os adultos não devem tentar proteger os pequenos escondendo as coisas que podem acontecer durante o tratamento da doença. Muito pelo contrário, eles realmente devem ficar sempre sabendo de tudo, para que se sintam parte do tratamento. 

Informe a escola

As escolas dos pequenos com diabetes devem sempre ser informadas da condição. Existem diversas instituições de ensino que possibilitam a adaptação da rotina alimentar e das refeições que são oferecidas para as crianças que enfrentam qualquer tipo de problema em relação a sua saúde. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: