Topo

5 dicas importantes para prevenir acidentes na cozinha

Comente

A cozinha é em tese o ambiente mais calmo da casa, mas ainda assim, estar nele requer um certo cuidado, uma vez que também oferece muitos riscos. A lista vai dos perigos mais evidentes, como facas afiadas e a chama do fogão, até os mais ocultos, que podem causar danos sérios à saúde. Conheça a seguir alguns dos perigos e veja dicas para se prevenir de acidentes na cozinha.

Dicas para prevenção de acidentes na cozinha

5 dicas importantes para prevenir acidentes na cozinha

Cuidados com a panela de pressão

Algumas pessoas têm pavor de manipular uma panela de pressão com medo de que ela exploda. Mas saiba que é possível sim trabalhar com ela sem risco. A explosão só acontecerá se as válvulas estiverem entupidas, pois são elas que controlam a pressão. Na prática, se as válvulas forem entupidas, o vapor ficará preso na panela, o que pode resultar em explosão.

Outra forma de evitar riscos de acidentes com a panela de pressão, é esperar que a pressão saia naturalmente antes de abri-la após o cozimento. Evite tentar abrir a panela assim que apagar o fogo, pois isso pode causar explosão e sérios danos, evite também dar choque térmico colocando a panela sob água fria, pois isso pode estragar sua panela.

Micro-ondas

Veja também:

Jamais ignore as regras do uso seguro do micro-ondas, elas ajudam a evitar riscos. Sempre que for retirar uma travessa do aparelho, por exemplo, procure usar luvas térmicas ou um pano de prato, pois nunca se sabe o quanto ela aqueceu.

Não se esqueça também que objetos de metal ou alumínio não devem ser aquecidos em micro-ondas. Alguns potes plásticos também não devem ser usados no aparelho, pois seu material não resiste ao calor e pode derreter. Outra dica é usar papel filme ou tampa para cobrir os alimentos, isso além de ajudar a não sujar o aparelho, ainda evitará riscos e respingos.

Na hora de fritar

Na hora de fritar um alimento, procure ter muito cuidado com a panela ou frigideira, sempre deixe o cabo da panela virado para dentro do fogão, evitando esbarrar e derrubar olho quente e se machucar. O ideal é colocar as panelas de fritura nas bocas de trás do fogão, principalmente se na casa houver crianças, dessa forma a panela não fica ao alcance da criança e evita-se acidentes.

Outra dica é não jogar água em panela de óleo quente, pois pode espirar óleo e causar queimaduras, se for fritar um alimento que solte água, procure secá-lo com um papel toalha antes de colocá-lo em óleo quente. Evite ainda jogar os alimentos dentro da panela, coloque o mais próximo possível, evitando que o óleo respingue.

Como agir em caso de queimaduras

Caso tenha ocorrido alguma queimadura na hora de preparar o alimento, evite passar manteiga ou outro creme sobre o local ferido, pois isso só faz aumentar a inflamação da pele. O ideal é lavar o ferimento com água corrente e observar se ocorre o surgimento de bolhas. Caso apareça, procure um médico para que sejam realizados os cuidados necessários. Além disso, evite furar as bolhas, pois isso pode infeccionar a queimadura.

E para evitar queimaduras na cozinha, é indispensável o uso de luvas térmicas para manipular panelas e travessas. Use também um avental de pano, evitando os de plástico, pois em caso de queimadura com óleo quente ou chama ele poderá grudar na pele.

Sem pânico ao cortar o dedo

Uns dos perigos mais comuns da cozinha é o corte, seja com faca, no momento de abrir uma lata, ou até mesmo com cacos de vidros ou porcelanas quebradas. Não se assuste muito com um corte na mão, pois essa é uma parte do corpo bem vascularizada, o que significa que é comum que saia bastante sangue.

O primeiro passo nesse caso é tentar estancar o sangue apertando o local com um pano, depois lave o ferimento para verificar a dimensão do corte. Agora, se ele tiver mais de um centímetro, o ideal é procurar um pronto-socorro para avaliar a necessidade de sutura.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: