Topo

7 dicas para dormir bem durante a pandemia

Comente

A pandemia causada pelo novo coronavírus acabou apresentando para as pessoas uma realidade da qual muitos não estavam a costumados. Muitas pessoas tiveram que, de uma hora para a outra, mudar completamente a sua rotina, passando a ficar muito mais tempo dentro de casa do que o que ela estava acostumada. Além disso, todo o estresse e a preocupação de acabar contraindo a doença, ou então causado pelo sofrimento de ver amigos e familiares correndo risco, já pode ser um motivo para uma saúde mental menos tranquila. 

Mesmo que as pessoas já estejam vivendo essa rotina há mais de um ano, o fato é que muitos ainda não conseguiram se acostumar. Afinal de contas, além da rotina ainda existem mudança que acontecem de uma hora para a outra, como a possibilidade de retomar o trabalho de forma presencial, ou então da rotina escolar dos filhos e de muitos outros problemas que surgiram. 

7 dicas para dormir bem durante a pandemia

Por isso, a quantidade de pessoas que passaram a reclamar do estado da sua saúde mental e também da dificuldade de dormir aumentou muito. Mas existem algumas dicas que podem ajudar para que essas pessoas consigam retomar pelo menos parte da rotina e começar a dormir melhor. 

Crie e administre novas rotinas

Veja também:

Algo que ajuda muito as pessoas a dormirem é criar uma rotina para que sejam ajustados os relógios biológicos. Mesmo que as pessoas tenham passado a trabalhar dentro de casa, pode ser muito importante definir horas de trabalho como se a pessoa continuasse a trabalhar normalmente. Além disso, é importante também ter um local definido para trabalhar. Mas fique atento para criar uma rotina que seja possível para que possa ser cumprida no decorrer do dia. 

Durma e acorde sempre no mesmo horário

Como parte da rotina que deve ser seguida no dia a dia, é muito importante que as pessoas tenham sempre um horário fixo para dormir e também para acordar. E isso deve acontecer especialmente nos dias de semana, quando as pessoas normalmente precisam sair para trabalhar. Também é importante que as pessoas tenham dias de folga, para que elas realmente fiquem longe do trabalho. 

Não consuma bebidas estimulantes de noite

Outra coisa muito importante que as pessoas precisam cuidar está relacionado ao consumo das chamadas bebidas estimulantes durante o período noturno. Este tipo de bebida pode acabar dificultando que a pessoa pegue no sono, o que atrapalha toda a rotina. Dentre as bebidas que devem ser evitadas estão café, chás, e também bebidas alcoólicas. O álcool especialmente pode acabar causando desconforto no estômago e fazer com que as pessoas acordem de noite para urinar, por exemplo. 

Tenha um intervalo entre a alimentação e a hora de dormir

Outra coisa que pode prejudicar muito a qualidade do sono é quando as pessoas não esperam um pouco para dormir depois de comer. Assim, o processo de digestão acontece de uma forma muito mais tranquila, o que ajuda as pessoas a dormir uma noite um pouco mais tranquila. Também é importante dar prioridade para aqueles alimentos que sejam considerados mais leves. As comidas que possuem mais gordura ou acidez podem provocar refluxo e outros sintomas gástricos. 

Mantenha atenção com sua saúde mental

É fundamental que as pessoas também mantenham uma atenção com a sua saúde mental. Tente sempre manter contato com amigos e familiares, mesmo que seja pela internet ou pelo telefone. Reserve um tempo do seu dia para fazer aquilo que a pessoa realmente gosta, para que ela não fique apenas trabalhando. Controle também o consumo das informações, pois o excesso pode acabar fazendo com que a pessoa fique ainda mais ansiosa. 

Fique longe dos aparelhos eletrônicos antes de dormir

É importante também que as pessoas tenham um cuidado maior nos momentos antes de dormir, evitando ficar muito exposto aos equipamentos eletrônicos, especialmente os smartphones. Isso acontece porque a luz que é emitida por estes aparelhos interfere na produção de melatonina, hormônio que ajuda a regular o sono. Desligue a TV e não passe tanto tempo no celular ou computador logo antes de se deitar.

Faça exercícios físicos ao longo do dia

Manter uma rotina de atividades físicas durante o dia também é algo muito importante. Quando as pessoas conseguem fazer os exercícios elas conseguem liberar no seu organismo hormônios que ajudam a combater problemas que afetam a qualidade do sono, como a depressão e também a ansiedade. Além disso, os exercícios também ajudam a manter uma sensação de bem-estar. Mas é importante que as atividades sejam feitas horas antes de dormir, pois quando elas são feitas muito tarde da noite também podem atrapalhar a qualidade do sono. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: