Topo

6 riscos que os copos de plástico causam à saúde e você provavelmente não sabia

Comente

Para facilitar nossas vidas e claro, atender demandas do mercado, as indústrias acabam criando diferentes tipos de produtos que podem ser usados no dia a dia, sendo que o plástico é uma das matérias-primas mais utilizadas quando o assunto é acessório para a cozinha.

Os benefícios de itens de plástico podem ser diversos, a começar pela praticidade, já que não quebram ao cair no chão, sem contar que em alguns casos também podem ser descartados.

O que muita gente não sabe, no entanto, é que alguns itens, como alguns copos, por exemplo, podem liberar algumas substâncias nocivas à saúde, dentre elas o BPA, que é um dos compostos que mais oferecem risco à saúde. Veja a seguir algumas curiosidade sobre o uso de copos plásticos e os riscos que alguns podem trazer à sua saúde.

Riscos que copos plásticos podem trazer à saúde

6 riscos que os copos de plástico causam à saúde e você provavelmente não sabia

Líquido quente em copo plástico

Veja também:

Normalmente os copos plásticos possuem em sua composição uma substância chamada de poliestireno, que é derivada do petróleo. E quando o copo é submetido ao calor, acaba liberando uma outra substância chamada de estireno, considerada cancerígena. E é exatamente isso o que acontece quando você toma um cafezinho quente em alguns copos plásticos. O contato com essa substância acontece no momento em que você ingere o líquido.

Acúmulo de bactérias

De acordo com alguns estudos, a higienização dos copos plásticos, embora seja extremamente necessária, também pode ser um risco. Isso porque, ao serem lavados, a estrutura acaba sendo danificada, então é possível que em sua casa você encontre copos de plástico arranhados ou faltando algum pedacinho na borda.

São exatamente nesses lugares que ocorrem a proliferação de bactérias nocivas à saúde. Por isso o indicado é descartar os copos plásticos quando não estiverem mais em perfeitas condições.

Xenoestrogênios

Segundo especialista em reprodução humana, o xenoestrogênio é uma substância que se acopla em receptores de estrogênio de nosso corpo. Essa substância pode ser encontrado na poluição, agrotóxicos e cosméticos, por exemplo, e também nos copos plásticos e descartáveis. Ao entrar em contato com nosso organismo, ela causa o mesmo efeito do hormônio sexual, sendo algo ruim para a saúde.

Câncer

Os especialistas ainda mencionam que, determinados tipos de câncer podem ter ligação com os níveis de estrogênio em nosso corpo, o que inclui, por exemplo, o câncer de mama. Entretanto, ainda não se sabe ao certo a quantidade exata de ingestão da substância para desenvolver de fato a doença. Por isso se você é adepto a uso de plásticos, procure substituí-los por outros materiais, como o vidro.

Infertilidade

Ainda não se tem um estudo que realmente comprove a relação dos xenoestrogênios com a infertilidade, porém acredita-se, que esse substância aja de forma parecida ao estrogênio, podendo mudar a ovulação, estando assim associada à infertilidade. Isso aconteceria pelo excesso de ação hormonal no organismo.

Problemas na gravidez

De acordo com especialistas, ainda existe a possibilidade do xenoestrogênio chegar até o feto, passando pela placenta. E isso pode ser algo capaz de alterar o funcionamento dos órgãos. No caso de um garoto, poderia nascer sadio mas desenvolver infertilidade futuramente, devido à danos na produção de esperma.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: