Topo

Curiosidades que você provavelmente não conhecia sobre as pimentas

Publicidade
Comente

A pimenta é um condimento do qual nem todos gostam, por isso, antes de qualquer coisa é preciso apreciar muito suas características para aderir ao consumo, já que na maioria das vezes queima a boca e a garganta ao ser consumida.

Dito isso, a verdade é que existem diferentes tipos de pimentas no mundo e muitas curiosidades sobre esse item em particular, portanto, separamos algumas informações interessantes que podem até ajudar os fãs na hora de escolher a pimenta para a sua mesa. Veja!

Fatos curiosos sobre as pimentas

Curiosidades que você provavelmente não conhecia sobre as pimentas

Pimentões

Os pimentões são os mais usados na culinária, mas pouca gente sabe que eles são "parentes" das malaguetas e das pimentas calabresas. Elas fazem parte do gênero Capsicum, originário no continente americano e espalhadas mundo afora.

Escala de ardor das pimentas

Publicidade

O farmacêutico norte-americano Wilbur Scoville, passou parte de sua vida estudando sobre as pimentas a fim de entender o que faz com que elas sejam tão ardidas. A chamada Escala de Scoville mede a quantidade de capsaicina em cada tipo de pimenta.

O pimentão é considerado o zero absoluto da escala, pois não arde. A pimenta mais forte da escala é a norte-americana Carolina Reaper, criada no cruzamento de outras pimentas. Ela é descrita como dona de um sabor inicialmente doce, que em seguida se transforma-se em "lava derretida"

O segredo das pimentas frescas

Se você não sabe, o verdadeiro segredo das pimentas está na semente e no modo de preparo. Por isso, saiba que é possível deixar as pimentas frescas menos fortes na hora do preparo, para isso basta remover as sementes e as partes brancas de dentro da planta, pois é nessa região que se concentra a maior parte da capsaicina.

Publicidade

Para adicionar na comida, o ideal é picá-las antes de acrescentar os outros ingredientes e, quanto mais picante forem, mais picadas elas devem ser, para que seu sabor não seja a estrela do prato.

Tamanho x ardor

Quando o assunto é o ardor das pimentas, seu tamanho conta muito. Isso porque, quanto menor a pimenta fresca, mais ardida ela será, assim como quanto mais vermelha e madura, mais ardida.

Pimentas frescas queimam

Veja também:

Não é apenas uma expressão, as pimentas podem queimar a pele de verdade. Por isso ao manuseá-las, use sempre luvas e não coce os olhos ou o rosto enquanto estiver lidando com as pimentas. Em caso de contato acidental, lave muito bem as mãos com água e sabão e passe um pouco de óleo ou azeite, pois ajudará a remover a substância que causa a queimação

Pimenta-do-reino

As pimentas-do-reino são as sementes de uma planta trepadeira. Seu sabor característico vem da ação de outro elemento químico: a piperina. A diferença da pimenta-preta para a pimenta branca ou verde, basicamente é a época de colheita e o método de processamento.

Pimenta demais no prato?

Se você acabou colocando muita pimenta em seu prato não tome água, pois isso não vai ajudar, o indicado é tomar um gole de leite ou comer um pouco de arroz ou pão puro para aliviar o ardor. A água só espalha ainda mais a pimenta pela sua boca.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: