Topo

6 formas naturais de baixar o colesterol ruim

Mudanças nas rotinas podem acabar dando bons resultados sem a necessidade do uso de medicamentos.
Publicidade
Comente

O colesterol LDL, que acabou se tornando mais conhecido como colesterol ruim, acabou se tornando um dos principais parâmetros quando o assunto e cuidados preventivos com a saúde de uma forma gera. Ele acaba indicando o risco que as pessoas correm de ter algumas das doenças mais impactantes para a condição de vida de uma pessoa de uma forma geral, incluindo aquelas que afetam o sistema circulatório e cardíaco.

6 formas naturais de baixar o colesterol ruim

Hoje em dia o colesterol pode ser medido através de exames de sangue laboratoriais. Estes exames precisam ser solicitados por um médico. O SUS brasileiro, através da rede de postos de atendimento, costumam solicitar estes exames para os adultos que buscam atendimento preventivo.

Os exames também acabam sendo feitos quando as pessoas já estão enfrentando algum tipo de sintoma que pode indicar alguma doença.
Quando o colesterol acaba sendo considerado elevado pelo médico que avalia o exame, muitos acabam receitando determinados medicamentos que estão disponíveis e que atuam justamente para combater essa lipoproteína que está circulando pela corrente sanguínea. 

Mas muitos médicos também indicam que existe a necessidade de uma mudança no estilo de vida da pessoa, uma vez que estes exames acabam sendo também um importante parâmetro para entender se alguém possui hábitos considerados saudáveis ou não.

Publicidade

Existem diversas formas de baixar o colesterol ruim de forma natural, sendo que, em muitos casos, apenas essas mudanças nas rotinas podem acabar trazendo bons resultados, sem que a pessoa tenha que utilizar medicamentos. Confira algumas delas:

Aumento das atividades físicas

Manter uma rotina de atividades físicas, que significa que as pessoas precisam fazer atividades físicas de forma periódica e constante, ajuda bastante. Os exercícios aeróbicos acabam sendo os mais indicados, tais como natação, corrida, caminhada, hidroginástica ou bicicleta. Atualmente a OMS recomenda que as pessoas pratiquem de 30 a 40 minutos deste tipo de atividade por dia, pelo menos 3 vezes na semana.  

Priorizar alimentos fitoesterois e fitoestanóis

Mudanças nos alimentos consumidos no dia a dia também estão entre as principais recomendações naturais para reduzir o colesterol ruim. As pessoas devem priorizar os chamados alimentos ricos em fitoesterois e fitoestanóis, que basicamente são frutas, legumes, verduras, frutos secos, óleos vegetais e cereais. Elas possuem estruturas muito parecidas com a do colesterol ruim, mas que não prejudica o funcionamento do organismo como um todo.

Aumentar o consumo de fibras 

Publicidade

Outros alimentos que também devem acabar sendo priorizados nas refeições do dia a dia são aqueles que possuem uma maior quantidade de fibras solúveis na sua composição. Nesta categoria estão farelo de aveia, a cevada e as leguminosas. Elas ajudam a regularizar o trabalho do intestino, fazendo com que o corpo consiga eliminar, através do bolo fecal, de uma forma mais efetiva estes elementos considerados prejudiciais para o corpo. 

Beber mais chá verde

Existem muitos alimentos naturais que podem acabar sendo consumidos no formato de chá e que ajudam as pessoas a controlar o colesterol presente no organismo. Um dos mais interessantes, de acordo com uma série de pesquisas, é o chá verde. Ele possui um forte efeito chamado antioxidante, o que é bastante benéfico para este tipo de condição do corpo. Mas as pessoas que possuem problemas de pressão alta devem consumir este chá apenas com a supervisão e a orientação médica. 

Comer mais alho

Um dos temperos mais populares do mundo, bastante consumido no Brasil, também pode acabar se tornando um poderoso aliado no combate ao colesterol ruim. Mesmo que ele tenha um sabor mais acentuado, sendo evitado inclusive pelas pessoas que não querem ficar com um hálito com o cheiro desagradável, ele ajuda a baixar tanto o colesterol quanto os triglicerídeos no sangue, inibindo sua oxidação. Mas também não é preciso consumir muitos alhos, já que a recomendação médica indica que um dente por dia já seria o suficiente para contribuir nesta regulação.

Beber mais suco de berinjela

Definitivamente este não é um dos sucos mais populares do mundo, mas ele pode também trazer muitos benefícios para as pessoas que sofrem com colesterol elevado. Este legume conta com poderosas substâncias antioxidantes, como a nasunina e as antocianinas. A recomendação é de que as pessoas aproveitem ela por inteiro, inclusive utilizando as cascas. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: