Topo

Comida japonesa: 6 pratos para entender e conhecer a culinária oriental

Confira um guia para conhecer melhor essa comida.
Publicidade
Comente

A comida japonesa, mesmo que seja considerada como resultado de uma série de aspectos culturais que são muito diferentes das que encontramos na América Latina, especialmente no Brasil, acabou conseguindo conquistar o paladar das pessoas, se tornando um importante nicho de mercado dentro do que é chamado de culinária internacional.

Comida japonesa: 6 pratos para entender e conhecer a culinária oriental

Este foi o resultado de uma série de esforços que foram feitos nas últimas décadas justamente para que essa cozinha conseguisse se adaptar aos paladares de pessoas com culturas completamente diferentes, mas mantendo a sua essência. Hoje em dia este tipo de comida pode ser encontrada das mais variadas formas, desde as opções mais rápidas e econômicas, passando pelos restaurantes que segue a culinária clássica e até mesmo as adaptações feitas pelos brasileiros.

Mas, justamente por ser muito vinculada a importantes aspectos culturais do Japão, a culinária japonesa (washoku) foi incluída pela Unesco na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro. Essa foi uma decisão relativamente recente, levando em consideração o fato de estarmos falando de um país com milênios de existência, acontecendo em 2013. 

Publicidade

Para quem ainda não entende muito bem quais são os principais pratos da culinária japonesa, entenda melhor como é preparado cada uma das principais opções que podem ser encontradas dentro desta culinária:

Sushi

Esse acabou sendo considerado como o tipo de comida responsável justamente por conseguir internacionalizar toda a culinária japonesa ao redor do mundo. Mas, diferentemente do que muitas pessoas pensam, nem todos os japoneses consomem sushis todos os dias. 

Ele basicamente é um bolinho cuja massa é feita com arroz cozido, enrolado com uma alga. Ele pode ter uma série de diferentes ingredientes no seu interior, como recheio, sendo que o mais comum são os peixes, que podem ser de diferentes tipos.  Mas também existem muitas opções de vegetais. 

Sashimi

Publicidade

Já este outro prato, que também se tornou bastante consumido internacionalmente,  nada mais é do que peixes servidor cru, cortados em tiras mais finas. O prato tradicional geralmente acaba sendo acompanhado por alga, molho shoyo e wasabi. Mas também acabou ganhando uma série de combinações diferentes. 

A escolha do peixe acaba sendo muito importante para conseguir fazer um bom shashimi, uma vez que ele precisa ter um gosto mais acentuado. Dentre os mais utilizados para o preparo destes cortes está o salmão e também o atum.

Tempurá

Mesmo se tornando um prato conhecido e reconhecido como japonês, na verdade a sua origem é portuguesa. Basicamente são legumes, como cenoura, abóbora, berinjela, repolho, brócolis, entre outros, que são empanados por uma massinha feita a base de trigo, e fritos em óleo bem quente.

Existem variações que podem ser feitas com determinados frutos do mar, como o camarão. Mas, independentemente do recheio, um dos grandes segredos do prato é justamente conseguir uma fritura bem sequinha e crocante. E ele normalmente acaba servindo com um molho, que ajuda a complementar o sabor.

Guioza

Já este é um tipo de pastelzinho japonês que também se tornou bastante popular. Ao invés de ser frito completamente mergulhado no óleo, como geralmente é feito o pastel que os brasileiros consomem no dia a dia, ele é apenas grelhado com um pouco de gordura, e depois cozido com um pouco de água, se aproveitando mais do vapor.

O recheio mais popular da guioza normalmente é feito com carne suína, sendo que ela deve ser misturada com repolho e também com cebolinha. Ele normalmente também acaba sendo acompanhado por molho shoyu.

Temaki

Um dos pratos japoneses que mais caiu no gosto dos brasileiros, ele é basicamente um cone que acaba sendo feito a partir do uso de algas secas e crocantes, com um recheio adaptado dos sushis, mas com uma quantidade bem maior. Os mais comuns encontrados nos restaurantes especializados são atum, pepino, kani e salmão cru ou grelhado, todos com arroz.

Missoshiru

Mais encontrado nos restaurantes clássicos japoneses, essa é uma sopa oriental que é feita a partir de pasta de soja, dashi (caldo de peixe) e tofu. Algumas vezes pode conter legumes. Ela normalmente acaba sendo servida como uma entrada, mas no Japão muitos consomem ela durante o café da manhã também. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: