Topo

Bob Marley: confira algumas curiosidades sobre o artista

Bob Marley: confira algumas curiosidades sobre o artista
Publicidade
Comente

Bob Marley acabou se tornando um verdadeiro ícone não apenas da música, mas de todo um movimento e representante de um estilo de vida. Não é a toa que acabou se tornando também uma poderosa marca dentro do mundo o entretenimento, uma vez que ele possui o seu nome reconhecido em muitos países ao redor do mundo, incluindo as gerações mais novas. 

Bob Marley: confira algumas curiosidades sobre o artista

Recentemente os fãs e também as pessoas que gostam de acompanhar a vida de grandes nomes da música e do entretenimento acabaram tendo a chance de saber um pouco mais sobre a vida e também sobre a obra de Bob Marley, com o lançamento nos cinemas de uma cinebiografia.

Pegando carona na onda de filmes inspirados nas histórias reais da vida destes artistas, Bob Marley acaba focando um pouco mais em determinados aspectos da sua trajetória. Algumas coisas acabaram sendo deixadas de lado, enquanto que alguns outros aspectos foram realçados. 

Mas o longa acaba conseguindo passar uma ideia geral do que este artista representou na história da música.
Confira algumas curiosidades sobre alguns dos aspectos da trajetória de Bob Marley:

Filho de jamaicana e inglês

Publicidade

O artista nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945 em uma cidade chamada de Saint ann, que fica localizada na Jamaica. A mãe do cantor, chamada Ceella Booker, era natural da cidade, e teve o filho quando ela tinha apenas 18 anos. O pai de Bob era chamado Norval Marley, um capitão inglês que era 32 anos mais velhos. Como era um homem branco sem nenhum compromisso com aquele local, ele acabou logo abandonando ambos, retornando para suas atividades ao redor do globo.

Contato com a bruxaria

O Bob criança acabou tendo como figura central masculina o avô por parte de mãe, que se chamada Omeriah, e que acabou se tornando a figura mais constante em termos de criação nos primeiros anos de idade. Ele era um descendente de escravos que tinham saído diretamente de Gana para aquele país. 

O avô de Bob era ainda um “bruxo”, e acabou apresentando a magia para Bob quando ele tinha apenas 6 anos de vida. E a primeira atividade profissional do artista acabou sendo quando ele ainda era criança, participando de uma feira local para fazer adivinhações para quem passava. 

Acidente de trabalho

Publicidade

Foi um acidente de trabalho que acabou fazendo com que Bob Marley começasse a se dedicar inteiramente para a música, que sempre foi uma paixão. Ele estava trabalhando em uma funilaria, quando já era um adulto, quando uma fagulha de solda saltou e atingiu diretamente um dos seus olhos. Apesar de não ter deixado alguma consequência mais grave, isso acabou fazendo com que ele largasse o trabalho e passasse a se dedicar mais para o mundo da música. 

Prisão

No ano de 1968 aconteceu outro episódio que acabou se tornando decisivo na vida do artista. Ele foi preso, depois que já era considerado como um músico profissional, pelo porte de maconha. Mas, para ele, a maconha não deveria ser considerada como uma droga, já que ele também já seguia a cultura rastafári, que acredita que essa planta é sagrada justamente por ter o poder de aumentar a consciência.

A partir deste momento, Bob acabou se tornando um dos principais disseminadores da ideia dos benefícios da maconha.

Câncer

Ao se lesionar durante uma partida de futebol, Bob acabou se deparando com uma melanoma lentiginoso acral, uma forma de câncer de pele. Ele estava localizado no dedo do pé do cantor, justamente o que acabou se machucando durante a partida. Na ocasião, os médicos até mesmo sugeriram que o cantor tinha que amputar essa parte do corpo, para impedir que ele continuasse se espalhando pelo corpo. 

Mas ele recusou essa operação justamente pro ir contra algumas crenças religiosas que ele tinha. Infelizmente as previsões dos médicos acabaram se concretizando, e o câncer seguiu se espalhando pelo corpo, o que acabou sendo a causa da sua morte, no ano de 1981. 

Dias finais

Quando o câncer já estava espalhado pelo corpo, o cantor optou por passar aqueles que seriam os dias finais da sua vida na sua cidade natal, na Jamaica. Ele estava na Alemanha, mas antes disso resolveu passar por Miami, Infelizmente ele não teve tempo de chegar ao seu local de origem, morrendo nos Estados Unidos. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: