Topo

5 causas de tensão muscular

Comente

As dores musculares muitas vezes insistem em aparecer ao final do dia e podem ser um reflexo de seus hábitos. Sempre que passamos por situações preocupantes ou ainda mantemos uma postura considerada inadequada no trabalho, repetições de movimento, entre outras coisas, sobrecarregamos nosso corpo, e então surgem dores incômodas, que podem ser refletidas em dores de cabeça ou a comum cefaleia tensional.

Os músculos por sua vez podem ficar tensos em resposta a estímulos externos, sejam estes estímulos físicos ou psicológicos, o interessante é evitar fazer movimentos que podem ir além de nossas capacidades físicas. A prática de atividades físicas moderadas serve de aliadas para resolver esta situação.

5 causas de tensão muscular

A má postura

Se jogar no sofá, banco do carro ou cadeira de trabalho fazem com que você certamente ao final do dia sinta dores musculares. Os músculos geralmente ficam contraídos e em posições inadequadas por horas, levando a dores e a tensões. Procure distribuir o peso do corpo de forma correta, através de uma postura ergonômica, e faça pausas para uma pequena caminhada e alongamentos. Praticar ginástica laboral auxilia muito neste sentido, o corpo não foi feito para ficar parado.

Os movimentos repetitivos

Veja também:

Se você digita o dia inteiro, mexe no mouse ou faz uma faxina que exige de você esfregar o chão com esmero por horas. Estas são atividades consideradas repetitivas e poderão gerar tensões musculares e automaticamente dores. As atividades quando feitas de forma exaustiva poderão ser a causa das lesões por esforços repetitivos. O interessante é que se procure manter a postura sempre correta e faça pausas de dez minutos a cada 50 minutos de trabalho.

Os exercícios físicos

Esta é a melhor forma de ganhar saúde, tenha cuidado caso você queira por exemplo ganhar músculos e condicionamento rapidamente, aumente de forma gradativa a quantidade de exercícios, tanto em sua duração como nos pesos, sempre respeitando os limites de seu corpo.

O ato de mexer no celular

Após passar diveras horas mexendo no celular, a região do pescoço acaba ficando tensa  dolorida, isto ocorre por que ao inclinar a cabeça nessa posição, o peso da cabeça tende a dobrar ou triplicar. Desta forma os músculos são forçados a lidarem com uma carga muito maior do que a comum, por isto as dores.

O estresse

Este é o maior inimigo dos músculos, envia sinais ao corpo de que algo errado está ocorrendo e orienta que o corpo se prepare para uma emergência. O estresse em excesso é nocivo e precisa ser combatido através de atividades de relaxamento, entre elas a meditação.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: