Topo

4 coisas que podem estar roubando sua energia sem que você perceba

Comente

Tudo o que você faz ou deixa de fazer durante o dia, se reflete na sua disposição para a prática de exercícios ou mesmo atividades do dia a dia. Dito isso, não basta apenas ter uma boa noite de sono para ter um dia cheo de energia, saiba que sua postura, tipo de trabalho e até mesmo a sobremesa após do almoço pode refletir na sua disposição no cotidiano. Veja a seguir alguns hábitos que pode estar sugando sua energia te tirando toda disposição.

Costumes que podem sugar suas energias

Comer muito açúcar

Tudo o que você consome de forma exagerada pode pesar em seu organismo. Exemplo disso é que o consumo de grandes quantidades de açúcar está ligado ao ganho de peso, diabetes e hipertensão. O excesso ocorre quando corpo perde a capacidade de absorver o nutriente, o que faz mal e pode causar o surgimento das doenças.

Quando ocorre a sensação de cansaço ou fraqueza após comer muito açúcar significa que seu corpo está passando por uma maré alcalina, que nada mais é do que a própria produção do suco gástrico.

Quando há ingestão em excesso, o organismo gera uma grande quantidade de bicarbonato de sódio, causando no sangue uma alcalose metabólica, fazendo com que o cérebro diminua a atividade de alerta, causando a sensação de falta de disposição.

Ingerir muita cafeína

A cafeína está presente no café, chocolate, alguns chás e refrigerantes, dentre outros alimentos. Ela até pode gerar uma sensação de disposição, mas em excesso o efeito pode ser o oposto. Quando se está cansado e toma cafeína, a sensação de disposição que pode acontecer é falsa.

Após uma ou duas horas o efeito irá sumir e se a pessoa se esforçou muito nesse período o cansaço também será maior. Isso porque a cafeína não oferece energia e sim o gasto dela, além do mais, grande quantidades de cafeína podem causar taquicardia, hipertensão e afetar o sono de algumas pessoas.

Leia também:

Pular o café da manhã

Quando você deixa de tomar o café da manhã, seu corpo trabalha de forma lenta, o que dificulta o bom funcionamento do organismo afetando o emagrecimento e a manutenção do peso. Quando passamos muito tempo de jejum, o corpo entende que estamos em estado de repouso e passa a economizar energia, usando apenas o necessário para manter as funções vitais.

O ideal é consumir no café da manhã, carboidratos como pão, cereais, torrada, tapioca etc, além de uma fonte de vitaminas como fruta ou suco de fruta e proteína como ovo, frios, leite ou derivados. E se acreditar que isso é muita coisa, comece com um dos itens e vá acrescentados os demais com o tempo, tudo para ter uma refeição completa e saudável.

Passar muito tempo sentado

Você já percebeu que passa boa parte do tempo sentado e mesmo assim se sente cansado? Isso acontece porque a musculatura da panturrilha trabalha como uma espécie de “coração venoso periférico”, ou seja, quando você está em movimento ela manda o sangue de volta ao coração com maior facilidade.

Essa renovação de sangue é importante para garantir a oxigenação de todo corpo, pois quando se passa muito tempo sentado, o sangue que deveria ir para o coração fica muito tempo parado do joelho para baixo, causando a sensação de pernas cansadas.

Pessoas que trabalham muito tempo sentadas devem fazer pequenas pausas e usar uma especie de pedal em baixo da mesa, para movimentar as pernas. O hábito de ficar muito tempo sentado também gera outros problemas, tais como queimação, edemas e até as varizes. Mas isso não ocorre quando estamos deitados, já que nesse caso a circulação de sangue é livre.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: