Topo

10 fatos curiosos que você provavelmente não sabia sobre o cérebro humano

Comente

O cérebro humano é um dos órgãos mais belos e misteriosos do corpo humano, capaz de comandar todo o organismo seja de forma consciente e inconsciente. E o mais interessante é que, por mais que os cientistas já tenham desvendado vários segredos desse órgão incrível, a evolução não para, de modo que muitos descobrem algo a mais de tempos em tempos, tamanha complexidade e perfeição do órgão.

Dito isso, por mais que a anatomia humana seja conhecida por muita gente, a verdade é que há sempre fatos sobre o cérebro humano que boa parte das pessoas desconhece. Para ilustrar isso, mostramos a seguir algumas curiosidades interessantes a respeito. Veja!

Curiosidades sobre o cérebro

10 fatos curiosos que você provavelmente não sabia sobre o cérebro humano

Ele não sente dor

Sim, o cérebro é o responsável pela interpretação das dores que o corpo sente, mas o cérebro em si, não sente dores. Por essa razão que as cirurgias no cérebro podem ser feitas com o paciente acordado e algumas vezes até realizando alguma atividade, como tocar ou cantar enquanto os médicos operam o órgão.

Ele possui mais de 160 mil quilômetros de vasos sanguíneos

Veja também:

Parece absurdo, mas é verdade, e esse não é o único número espantoso relacionado ao cérebro humano. Ele também possui 100 bilhões de neurônios, que estão conectados por 100 trilhões de sinapses, podendo armazenar 1.000 terabytes de informações.

O cérebro de Albert Einstein foi conservado

Em 1955, quando Albert Einstein veio a falecer, a Ciência considerou uma heresia enterrar um cérebro tão brilhante e representativo. Sendo assim, os rumores apontaram que o Dr. Thomas Harvey, mesmo sem autorização da família, teria retirado e guardado o cérebro de Einstein.

Mas houve um problema nisso, o cérebro do cientista ficou desaparecido por 23 anos, juntamente com o tal legista. Foi um jornalista que o encontrou depois desse período, ao ser questionado, o médico, admitiu que ainda estava com o órgão e que havia partido o cérebro de Albert Einstein em 240 partes e o preservado em potes com o formaldeído.

Os lados do cérebro humano são diferentes

Como sabemos, o cérebro humano é composto por dois lados, conhecidos como hemisférios. Existem muitas teorias em que dizem que um lado é mais racional (esquerdo) e outro mais emocional (direito), a verdade, porém, é que esses hemisférios são realmente diferentes e trabalham de forma invertida.

Exemplo disso é que se você quebra a perna esquerda, a dor vai ser processada pelo lado direito de seu cérebro. Por mais que sejam diferentes, ainda assim é possível sobreviver mesmo se um dos lados desse órgão parar completamente.

Cérebro das mulheres é 10% menor que o dos homens

Mesmo tendo o cérebro maior, isso não traz nenhuma vantagem para os homens. Isso porque, ainda que a média do cérebro das mulheres seja 10% menor, eles possuem mais células nervosas. De acordo com a ciência, o cérebro feminino é mais voltado ao lado emocional e subjetivo. Já o cérebro masculino, possui uma “orientação” mais racional e objetiva.

O cérebro humano é mais ativo durante o sono

Sim, no momento em que o corpo humano para para relaxar é o momento em que o cérebro mais trabalha e assimila informações. Alguns estudiosos acreditam que isso pode estar ligado ao nossos sonhos, existem estudo que provam que pessoas com maior QI tendem a sonhar mais e que dormir durante o dia, logo depois do almoço, ajuda o cérebro humano a ter mais disposição para o trabalho e o estudo.

Sonhos podem ser manipulados pelo cérebro humano

O filme “A Origem”, mostra um pouco sobre a manipulação de sonhos. Mas na vida real, esse tipo de acontecimento é conhecido como sonhos lúcidos, e se trata de um fenômeno descoberto na década de 1880, pelo psiquiatra alemão Frederik Willem van Eeden.

A ciência ainda não sabe porque rimos

A risada é um funcionamento do órgão humano que desenvolvemos ainda muito cedo, alguns logo após o nascimento. Entretanto, a ciência ainda não conseguiu descobrir porque rimos, e nem porque o riso se torna contagioso, e nem mesmo porque muitas pessoas podem achar graça de uma mesma piada ou situação. Esse é um fenômeno que ocorre apenas com humanos.

O tamanho do cérebro humano não significa muita coisa

Como visto anteriormente, o tamanho do cérebro não significa muita coisa. Por exemplo, no caso do grande gênio Albert Einstein, ele tinha um cérebro leve, pesando 1,23 kg, enquanto a maioria pesa 1,40 kg e, no entanto, poucas pessoas no mundo pensaram tanto e tão bem quanto ele.

O QI mais alto do mundo é 210

Atualmente, o coreano Kim Ung-young é conhecido como o homem com maior QI. Ele, que nasceu em 1962, começou a falar aos 6 meses de idade e com apenas 8 meses já entendia cálculos de álgebra. Com quatro anos de idade,o coreano já frequentava o curso de física da Univerdade de Hanyag.

Após se formar, ele ainda continuou seus estudos na NASA, e em 1978, no entanto, aos 16 anos, ele descobriu que sua vocação era na engenharia civil, se tornando doutor na área.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: