Topo

Jimi Hendrix: 9 curiosidades sobre um dos maiores guitarristas de todos os tempos

Listas, notícias e tudo sobre música, você confere sempre aqui no Click Grátis! Jimi Hendrix: 8 curiosidades sobre um dos maiores guitarristas de todos os tempos
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Jimi Hendrix foi um dos mais importantes músicos de sua época, sendo até hoje uma grande referência para outros guitarristas, quer sejam veteranos ou iniciantes. Dito isso, não é por acaso que seu nome aparece com frequência em praticamente todas as listas de melhores guitarristas da história, onde por muitas vezes ocupa o primeiro lugar.

Apesar de toda a fama do músico, porém, há muita coisa a respeito dele que a maioria das pessoas desconhece. Para ilustrar isso, vamos apresentar a seguir algumas curiosidades a respeito do mesmo. Confira!

Fatos curiosos sobre Jimi Hendrix

Fatos curiosos sobre Jimi Hendrix

Nomes

Publicidade

O músico Jimi Hendrix era um astro de muitos nomes. O primeiro, ou seja, aquele de batismo, era Johnny Allen Hendrix, mas em sua infância, também ficou conhecido como Buster. Após sair do exército, seu pai, Al, mudou seu nome para James Marshall Hendrix.

Origens

Jimi Hendrix nasceu em Seatle, mas era descendente de africanos, mexicanos e índios. O guitarrista era o tipo de pessoa tímida e sensível, e após a separação de seus pais, foi ele quem cuidou de seu irmão.

Música

Em um dia comum em que estava trabalhando com seu pai, retirando sucata, Jimi encontrou um ukulele que possuía apenas uma corda e ficou alucinado. Tempos depois e com muita dificuldade, seu pai conseguiu lhe comprar por apenas 5 dólares, uma guitarra acústica, sendo seu primeiro contato com o futuro estilo de vida.

Publicidade

Leia também:

Exército

Algo que pouca gente sabe é que depois que saiu da escola, Jimi se alistou no exército, se tornando paraquedista da 101ª Divisão Aerotransportada, em Kentucky. Mas quando foi praticar o seu vigésimo sexto salto ele quebrou o tornozelo e teve que ser afastado. Quando estava mais velho ele disse que o som do ar no paraquedas era uma espécie de inspiração para o som espacial que fazia na guitarra.

Londres

Como acontece para a maioria daqueles que alcançam o estrelato, o início da carreira não foi fácil para Jimi Hendrix. A princípio ele tocava em bandas como apoio de músicos como Curtis Knight, B.B. King e Little Richards. Mas depois de ter sido apoio para diversas bandas, Hendrix se dirigiu à Inglaterra e aos poucos foi se tornando o maior guitarristas de todos os tempos.

Chas Chandler, baixista do The Animals, ficou surpreso quando o viu tocando com o grupo Blue Flames, em Nova Iorque, e não pensou duas vezes para convidá-lo a seguir carreira em Londres. Jimi foi convencido por Chandler que a capital da Inglaterra era o local para produzir musica livremente e ele acreditou, o resultado é que acabou alcançando o estrelato.

Eletric Church

Jimi dizia que suas músicas eram eletric church, algo como igreja elétrica. Ele chamava assim suas músicas porque acreditava que a música era como sua religião.

Fogo na guitarra

Seguindo o conselho de Keith Altham, editor da NME da época, Jimi passou tacar fogo em suas guitarras no palco para ser diferente do estilo do The Who, que tinha o costume de quebrar os instrumentos.

Hino nacional dos Estados Unidos em Woodstock

No ano de 1969, no Festival de Woodstock, Jimi era membro de uma nova banda, Gypsy Suns and Rainbows. Durante uma apresentação ele acabou fazendo uma belíssima versão instrumental do hino dos EUA, mesclando com barulhos de metralhadoras e explosões semelhantes ao som de uma guerra.

Morreu jovem

A exemplo de muitos outros grandes artistas, Jimi Hendrix também morreu jovem, com apenas 27 anos. Na noite anterior à sua morte, o guitarrista estava em uma festa. Quando foi embora para o hotel junto de Monika Dennemann, sua namorada, ele ingeriu nove comprimidos para dormir. Como havia bebido e usado drogas na noite, isso acabou o levando a passar mal e ele acabou asfixiado no próprio vômito.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: