Topo

Truques de cozinha: veja 5 ingredientes para dar um toque especial às suas receitas

Comente

Preparar uma comida saborosa sem muito malabarismo e sem perda de tempo, não é algo necessariamente difícil. Tudo o que você tem a fazer é seguir algumas dicas básicas e usar ingredientes que ajudam a ganhar tempo enquanto adiciona sabor e requinte à mesa. A seguir você confere alguns exemplos. Veja!

Alimentos e truques que dão toque especial aos pratos

Conservas

conservas

Você sabia que no mundo das conservas existem muitas outras coisas além daqueles pepinos das saladas e sanduíches? Em uma rápida procura no mercado é possível encontrar uma grande variedade de tipos de conservas, incluindo as de anchova.

Nesse caso, é possível processar e usar pequenas quantidades no molho de tomate, na salada, ou até nas massas. E não se preocupe, se usar a quantidade ideal os seus pratos não ficarão com sabor forte do peixe, isso apenas deixará o prato com sabor especial.

Especiarias brasileiras

Especiarias brasileiras

Puxuri, amburana e cumaru, são algumas das especiarias nativas do Brasil que são facilmente encontradas em lojas especializadas e mercados municipais. Esses alimentos podem deixar os seus pratos com novos aromas, funcionando bem com em itens como risotos, carnes, sobremesas.

A pimenta de macaco também é uma boa opção. Ela é parecida com a pimenta-do-reino e pode ser usada ralada ou moída, sendo boa opção para temperar carnes, molhos, risotos, massas, bruschetas.

Voltando no caso da semente amazônica puxuri, ela é parecida com a noz-moscada podendo ser usada na finalização de molhos brancos, de tomate mais intensos e carne de porco.

Já a semente de amburana pode ser usada em receitas de doces, em caldas de pudim ou mesmo ralada em pequenas quantidades para uso como tempero de torta de maçã e salada de fruta. Vale dizer, no entanto, que quem opta pelo consumo dessas especiarias devem o fazer de forma moderada, pois existem estudos sobre toxidade para todas elas.

Leia também:

Azeite

Azeite

Existem diferentes tipo de azeites, por isso, na hora de escolher o seu, fique atento ao tipo de azeitona e o grau de maturação do ingrediente, pois é isso que faz a diferença no sabor, que por sua vez pode ir do mais picante ao suave adocicado, passando ainda pelo amargo e frutado.

O azeite extravirgem pode ser usado para regar pão, grelhados e até salada. Já para refogar, aquecer em uma panela ou fazer molho de salada, um azeite virgem é o ideal.

Por outro lado, os azeites com adição de sabores, como o de limão-siciliano e o de laranja, podem ser usados no preparo de saladas e molhos e também para finalização no preparo de massas e peixes grelhados.

Óleo de gergelim

Óleo de gergelim

De acordo com especialistas, a versão torrada do óleo de gergelim é a melhor, principalmente por ela ser mais aromática e picante, adicionando assim mais sabor ao prato.

Esse tipo de óleo é ideal para preparo de receitas orientais como frango xadrez, podendo ser usado também para finalizar carnes grelhadas como frango e carnes suínas e bovinas, podendo ser usadas também em massas, legumes e saladas.

Mostarda

Mostarda

A mostarda até pode ser a salvação de um sanduíche, mas essa não é sua única função. Ela é, por exemplo, a base de um ótimo molho de salada preparado por meio de uma mistura com mel, limão ou vinagre e azeite.

Isso além de ser uma ótima combinação com o molho vinagrete e em molhos de carne, pode servir de complemento a muitas outras receitas. Uma dica para adicionar sabor e consistência ao prato é colocar uma colherada de mostarda no molho que se forma no fundo da carne de panela.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: