Topo

Sugestões de pratos nutritivos com vegetais para o cardápio nos dias frios

Comente

Quem busca uma alimentação balanceada, sabe que comer legumes e verduras é algo importante. Porém, quando a temperatura cai, fica difícil consumir saladas frias, e muitas pessoas acabam deixando os legumes e verduras de lado no inverno, podendo até comprometer a imunidade do corpo, deixando-o mais propenso a gripe e resfriado.

Sabendo disso, resolvemos listar algumas dicas de como incluir verduras e legumes em suas refeições em dias frios sem que o cardápio fique sem graça ou deixe o clima ainda mais frio.

Dicas de receitas de inverno com vegetais

Sugestões de pratos nutritivos com vegetais para o cardápio nos dias frios

No suco do café da manhã

Quando for preparar seu suco do café da manhã, seja de morango, abacaxi, maçã, ou qualquer outra fruta de sua preferência, procure colocar uma folha de couve, meia cenoura ou meio pepino, isso vai deixar seu suco mais saudável sem alterar muito o sabor. Outra dica é preparar o suco usando água de coco, pois já deixa a bebida naturalmente doce, sem precisar adicionar açúcar ou adoçante.

Veja também:

Lembrando que o pepino possui propriedades diuréticas, enquanto a cenoura ajuda a repor a energia. Outra dica é não coar o suco, para que a perda nutricional seja bem pequena. Caso queira acrescentar ainda mais fibras e também ômega 3 ao suco, basta incluir uma colher de chá de farinha de linhaça no preparo.

No suflê ou omelete

Uma ótima forma de deixar a alimentação mais nutritiva é misturar legumes e verduras com ovos. Isso porque a albumina presente na clara do ovo ajuda no ganho de massa muscular, uma vez que a proteína tem alto valor biológico, o que ajuda a reparar as microlesões causadas pelos exercícios, sendo que é nesse processo de reparação que os músculos ficam maiores e mais fortes.

A albumina também possui uma digestão mais lenta, prolongando a sensação de saciedade. Porém, para pessoas que possuem o colesterol alto, o consumo de ovos deve ser limitado, sendo que a recomendação é de até três por semana.

Na sopa

Caldos e cremes ajudam a manter o corpo aquecido em dias frios, além de serem nutritivos e uma ótima opção de refeição prática, rápida e leve. A dica é preparar uma grande quantidade de sopa ou caldo e congelar em porções individuais, podendo reaquecer sempre que desejar. Porém, tome cuidado para não deixar essa refeição pesada com ingredientes gordurosos como creme de leite, bacon e linguiça.

Uma ótima dica de sopa leve e nutritiva é a de brócolis. De acordo com um estudo divulgado este ano, no Japão, o vegetal ajuda no controle do peso, por conter fibras e sulforafano em sua composição, substâncias que favorecem o bom funcionamento do intestino, além de acelerar a queima calórica.

Gratinados ou no arroz com feijão

Outra dica para consumir vegetais em dia frios é cobrir uma couve-flor com creme branco e um pouco de queijo, antes de levá-la ao forno. Gratinados de legumes além de nutritivos e atraentes, proporcionam saciedade prolongada. Porém, para que o preparo não fique muito calórico, procure fazer cremes à base de iogurte ou creme de ricota, acrescentando uma sutil salpicada de parmesão.

O arroz e o feijão também podem ser enriquecidos com a água do cozimento do espinafre e da couve, ou mesmo com os próprios vegetais picadinhos. O feijão combina perfeitamente com beterraba e o arroz, com cenoura picada, ervilha e vagem.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: