Topo

Aprenda a aliviar o estresse em poucos instantes com 7 dicas simples

Comente

O estresse é um mal capaz de enfraquecer a imunidade, influenciar o humor, perturbar o sono e até favorecer doenças e distúrbios alimentares. Dito isso, em caso de estresse constante, recomenda-se a busca por um profissional capaz de indicar o melhor tratamento.

Apesar disso, para driblar o problema enquanto aguarda a consulta ou mesmo para contornar pequenas situações de estresse comuns no dia a dia, existem algumas medidas simples que podem fazer a diferença se adotadas. A seguir você confere algumas dicas. Veja!

Formas de aliviar o estresse rapidamente

Aprenda a aliviar o estresse em poucos instantes com 7 dicas simples

Feche os olhos e respire fundo

Veja também:

Quando perceber que o nível de estresse está alto, o ideal é tentar deixar o problema de lado por um momento e se acalmar. Para isso você precisa fechar os olhos, respirar fundo e procurar encontrar uma forma de resolver o problema que está causando estresse.

Segundo um estudo publicado no periódico espanhol "Revista de Enfermería" em 2010, fazer um número pequeno de sessões de terapia para controlar a respiração podem trazer um efeito positivo na redução do cortisol, hormônio indicativo de estresse. Isso significa que, exercícios simples de respiração podem ajudar você a mandar o estresse para bem longe.

Faça um lanche

Normalmente essa é a forma que muitas pessoas encontram de descarregar o estresse, muitas vezes de forma inconsciente. Porém, não é preciso exagerar na alimentação para esquecer os problemas: quando estiver em um momento de estresse, procure fazer um lanche leve e saudável, a sensação de conforto que a alimentação traz irá te ajudar a relaxar.

Para evitar estresse constante o ideal é manter dieta equilibrada com carboidratos, proteínas, frutas, hortaliças, leguminosas, minerais e fibras. De acordo com nutricionistas a laranja também é um excelente alimento para o combate do estresse, por ser rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol.

Tome um copo d'água

A água traz inúmeros benefícios ao corpo, além de prevenir alguns problemas de saúde. Por isso quando sentir que o nível de estresse está alto, procure relaxar tomando um copo de água.

Quando o corpo está desidratado há um aumento no nível de cortisol que é um dos hormônios responsáveis pelo estresse. Obviamente a água não irá acabar com o estresse mais irá fornecer mais energia, aliviar a tensão, acalmar a respiração e reduzir a pressão sobre o coração.

Fale com alguém

Ter um amigo em quem confiar também ajuda a aliviar o estresse, isso porque você não precisa guardar tudo para você a ponto de chegar um momento em que não poderá mais segurar e vai explodir deixando as emoções a flor da pele. Procure compartilhar as emoções e preocupações com uma pessoa em quem confie, que possa eventualmente ajudar a resolver o problema, especialmente por ter uma visão mais clara estando de fora da situação.

Lave as mãos

Outra forma de relaxar é tomar um banho quente, aliviando o estresse, porém, como nem sempre isso é possível, principalmente para quem trabalha fora o dia todo, uma dica é ir ao banheiro e lavar as mãos por uns minutos, pois isso em tese pode trazer a sensação de relaxamento que o banho proporciona. Além de aliviar o estresse, essa atitude te livra de bactérias que podem prejudicar sua saúde.

Ouça sua música favorita

Todo mundo possui em sua playlist algumas músicas que proporcionam uma sensação de bem estar, e essa pode ser uma boa saída para melhorar os momentos de estresse. Quando se ouve uma canção agradável o corpo consegue reestabelecer os níveis normais de hormônio. De acordo com cientistas do Mindlab International, centro especializado em neuromarketing, a música é capaz de reduzir a ansiedade de modo geral em 65%.

Procure "animais fofos" no Google

Se você curte ver vídeos de animais e bebês fofinhos na internet, saiba que essa também é uma forma de relaxar e diminuir os níveis de estresse. Quando estiver estressando, portanto, tire um tempinho em sua rotina e veja alguns vídeos que te ajudem a relaxar.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Indiana, assistir vídeos com gatinhos pode aumentar a energia dos espectadores, despertar emoções positivas e diminuir os sentimentos negativos.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: