Topo

Saiba como manter o grão de café fresco por mais tempo

Comente

Se você é fã de café sabe que nada melhor do que beber um café fresquinho, feito na hora, com grãos selecionados e, de preferência, também frescos, Mas isso nem sempre é possível, a não ser que você more em uma fazenda cafeeira.

No entanto, existem algum métodos que ajudam a manter o grão do café fresco. Você provavelmente já ouviu falar sobre o truque com o freezer, onde você precisa colocar grãos de café ou café moído, tendo previamente colocado em um recipiente bem fechado. Mas o que os especialistas dizem? Qual a melhor forma de preservar o aroma dos grãos de café? Pode-se dizer que a maioria das maneiras recomendadas pelos profissionais são incrivelmente simples.

Saiba como manter o grão de café fresco por mais tempo

Armazenamento de grãos integrais

Vamos falar sobre o armazenamento de grãos integrais, já que os especialistas absolutamente não recomendam o armazenamento de café moído.

Veja também:

Os grãos de café, quando expostos ao oxigênio, perdem seu sabor e frescura após cerca de 10-14 dias, enquanto o café moído "torna-se obsoleto" em cerca de 24 horas. Por quê? Como a área superficial do café moído está mais exposta ao oxigênio do que os grãos de café, a oxidação começa a ocorrer dentro de algumas horas após a moagem. Então, os amantes do café observam: não moa café para guardar, faça isso apenas antes de consumir - isso é importante.

Outra dica: compre somente o tanto de café que você irá precisar por uma semana, não compre em grandes quantidades que sirvam pra vários meses. Assim como os legumes frescos ou o leite, os grãos de café são um produto perecível. Nós quase não pensamos nisso, mas o café é uma colheita sazonal. Cresce em certas épocas do ano em certas regiões, portanto, sempre cheque quando foi coletado, processado e enviado para venda. Se você comprou um grão de café antigo, então a maneira mais correta de armazená-los já não importa. 

E novamente, por quê? Porque quando os grãos de café são fritos, ocorre uma desgasificação, ou seja, um processo no qual o aroma e o sabor desaparecem gradualmente. O dióxido de carbono é um subproduto da fritura, tanto que o grão cresce em cerca de 20%. Algumas semanas após a torrefação, os grãos de café começam a perder CO2 com os seus constituintes, e com ele o seu sabor autêntico.

Então, você trouxe grãos inteiros frescos para a cozinha. Se eles são embalados em uma bolsa de papel com uma válvula de dois lados, guarde o seu café nele! O propósito da válvula não é que você possa inalar o cheiro de grãos: a válvula permite que você se livre do CO2 (de modo que a embalagem não fique inchada como um balão) e bloqueie a entrada de oxigênio na bolsa. Esses pacotes são projetados especificamente para armazenar café, neles permanece fresco por 6 a 9 meses, de modo que mudar os grãos para outros recipientes reduz o sabor.

Se você trouxe café em um pacote de papel diferente, então despeje-o em um frasco opaco e hermético. O principal é que este esteja perfeitamente limpo. O café contém óleos e eles podem eventualmente se tornarem sujos. Se os restos desses óleos permanecerem dentro do recipiente para armazenar o café, então em breve você não sentirá um cheiro muito agradável. O saco de papelão tem uma vantagem nisso, porque é descartável.

Por sinal, não é necessário esfriar ou congelar grãos de café. Eles surpreendentemente absorvem rapidamente a umidade e odores de outros alimentos na sua geladeira. Os grãos congelados no congelador durarão mais tempo se você quiser salvá-los por alguns meses, mas no caso de uma bebida diária, mantê-los no frio não vale a pena.

Alguns fabricantes de café tomaram a idéia de armazenar no congelador para melhorar o sabor do café, mas na verdade é muito mais influenciado por outros fatores: moer apenas grãos frescos e preparar café em água muito quente, mas não fervente (90-95 graus) para para extrair dela toda a fragrância.

Se você não está pronto para comprar um V60 puro e se tornar um barista quase profissional, isso é mais do que o normal. É para amantes do café que existe um método preguiçoso de armazenamento de café: deixe-o no pacote "nativo" e coloque-o na despensa. E lembre-se da regra de ouro: trate o café como pão. Não o exponha à luz solar direta e guarde-o em um local fresco e seco - tudo é muito simples!




Comentários (1) Postar um Comentário

Basilio Mazzola comentou:

Matéria confusa e difusa.


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: