Topo

Lista mostra coisas que você jamais deveria colocar no microondas

Comente

O micro-ondas é naturalmente um aparelho que facilita muito a vida de quem precisa lidar com o ambiente da cozinha no dia a dia. Apesar disso, porém, existem algumas coisas que jamais devem ser colocadas no aparelho pelos mais diversos motivos. A seguir você confere uma lista que mostra alguns dos itens.

Veja o que você nunca deve levar ao microondas

Microondas

Isopor

Se sobrou comida do almoço e você resolveu guardar o restante em uma marmita de isopor para a janta, transfira o alimento para outro recipiente antes de levá-lo ao microondas.

O isopor é um item que jamais deve ser levado ao microondas por estar na lista dos materiais que mais contaminam a comida com os resíduos que derretem em função da liberação de gases e do calor excessivo. Além disso, ao colocar uma marmita de isopor no microondas há o risco dela derreter e causar uma bela sujeira.

Leia também:

Molho

Qualquer tipo de molho colocado no microondas sem tampa tende a explodir assim que o aparelho for ligado. A razão disso é que os molhos superaquecem, principalmente os de tomate.

Salsichas e linguiças

Os embutidos são alimentos que possuem uma espécie de pele ao redor e essa pele faz um belo estrago no micro-ondas. A dica é fazer alguns furos na peça e envolve-la em papel toalha antes de levá-la ao microondas. Dessa forma evitará que o interior do aparelho fique repleto de gordura.

Pimenta

A pimenta é um alimento que pode pegar fogo facilmente, por isso não é uma boa ideia levá-la ao microondas.

Ovo

O ovo pode explodir dentro do microondas, esteja ele com ou sem a casca. Dito isso, o melhor a fazer é não levá-lo ao forno.

Plástico

Aqui existem algumas restrições. Determinados utensílios de plástico podem ser usados no micro-ondas porque são produzidos para serem resistentes às altas temperaturas do aparelho. Apesar disso, alguns outros tipos de plástico derretem facilmente dentro do microondas.

Além de tudo há uma teoria de que qualquer item de plástico dentro do microondas pode acabar liberando substância cancerígena como o Bisfenol-A nos alimentos.

Acrílico

Os utensílios de acrílico se enquadram na mesma categoria do plástico, pois esse tipo de material também pode derreter e liberar substâncias cancerígenas.

Água

Pode até ser comum aquecer água no fogão, no micro-ondas isso pode ser algo bem perigoso. A razão é que o ponto de ebulição da água ocorre de forma rápida, o que pode causar até uma pequena explosão quando entra em contato com a temperatura ambiente depois de aquecida.

Mas se mesmo assim você desejar esquentar a água no microondas, a dica é colocar um palito de dente ou uma colher de madeira no recipiente com água antes de levá-la ao forno, isso evitará eventuais acidentes.

Batata ou tomate

Alimentos com casca também não devem ir ao microondas. Dito isso, é importante dizer que no caso das batatas e dos tomates, a casca retém o calor, o que pode ocasionar a explosão do alimento. Da mesma forma que os embutidos, portanto, a dica é fazer furinhos com palito antes de levar o alimento ao microondas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: