Topo

Dicas incríveis para você perder o medo de preparar peixe

Comente

Não são poucas as pessoas que amam pratos preparados com peixes, mas nem todo mundo arrisca fazer receitas com esse tipo de carne. Isso porque muita gente tem medo de não acertar a mão no preparo do alimento, afinal, existe uma enorme variedade de tipos de peixes e cada um demanda cuidado diferente.

O fato, porém, é que você não precisa ter esse receio, normalmente as receitas são simples e de fácil preparo, basta saber qual peixe escolher para cada tipo de prato. Para te ajudar nessa missão, apresentamos a seguir um conjunto de dicas nesse sentido. Veja!

Dicas para perder o medo de preparar peixes

Dicas para perder o medo de preparar peixes

Tipos de peixe

Na hora de escolher o peixe para seu prato, a única coisa que você deve ter em mente é que os peixes são classificados de duas formas, sendo elas:

  • Peixe magro – esses são aqueles tipos de peixe que não possuem muita gordura, podendo ter de 0,5 por cento a não mais do que 5 por cento no máximo. Por possui um baixo teor de gordura, o peixe magro pode ser congelado e armazenado por até seis meses, e se for muito magro, por até um ano. Para não ter erro, fique ciente que no geral, todo peixe magro possui a polpa branca, o que inclui o linguado, a truta, a tilápia, o bacalhau, a garoupa, entre outros.
  • Peixe gordo – esse é um peixe que, como o nome sugere, possui um teor de gordura mais alto, que normalmente ultrapassa os 5 por cento. Essa gordura é distribuída por toda carne do peixe e outro detalhe é que a carne do peixe gordo normalmente é mais escura comparada à do peixe magro. Vale dizer aqui, que a quantidade da gordura presente no peixe vai depender da espécie, estação do ano e a profundidade da água que o peixe foi retirado. Esse tipo de peixe também pode ser congelado, mas deve ser consumido em no máximo em três meses. Entre os peixes gordos estão o salmão, robalo, atum, entre outros.

Regras de como preparar peixes gordos e magros

O peixe gordo normalmente possui um sabor mais acentuado do que o peixe magro, por isso, se não gosta muito do famoso “sabor de peixe”, o ideal é usar peixe magro em sua receita.

Caso troque em sua receita o peixe gordo pelo magro, você precisa saber que ele não deve passar pela secagem durante o preparo.

Leia também:

Use a regra dos 10 minutos para preparar seu peixe

Ficar atento ao tempo de cozimento é essencial na hora de preparar o peixe, pois quando preparado da forma correta ele mantém sua umidade e o sabor. Dito isso, a regra dos 10 minutos é o ideal para preparar sua receita.

Para o preparo seguindo a regra dos dez minutos o ideal é saber o tamanho certo de seu peixe, ele deve ser medido do ponto mais grosso e caso seja recheado, o ideal é medir depois de colocar o recheio.

Após saber o tamanho de seu peixe, é só multiplicar por 10 e dividir por 2. O resultado desse cálculo será o tempo necessário ao preparo. Um exemplo disso, é: se estiver preparando um bife de uma polegada, ele deve ser preparado por cinco minutos de cada lado.

Agora se estiver preparando peixe em papel alumínio, deve adicionar mais cinco minutos ao tempo total de cozimento, o que também vale se o se o peixe for cozido em molho. Em caso de preparo com peixe congelado que não tenha sido descongelado o tempo deve ser dobrado.

Para efeito de esclarecimento, é importante dizer que uma polegada equivale a aproximadamente 2,54 centímetros.

O que fazer com as sobras do peixe cozido

Se a sobra for de peixe cozido, ela pode ser armazenada na geladeira por até dois dias, podendo ser servida nas refeições seguintes. Agora, caso os pedaços de peixe sejam grandes, eles podem ser usados para o preparo de sanduíches frios ou cortados em pedaços menores para o preparo de uma farofa. Em ambos os casos, é importante se certificar de que os espinhos foram todos retirados.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: