Topo

Dicas simples e práticas pra limpar os itens mais sujos da cozinha

Comente

Por padrão, a cozinha precisa ser o ambiente mais limpo da casa, afinal, é lá que são preparados todos os alimentos, de modo que qualquer descuido pode resultar em contaminações e eventuais prejuízos à saúde.

Infelizmente, porém, na correria do dia a dia muita gente acaba não dando a atenção devida a alguns dos itens da cozinha, especialmente aqueles que acumulam bactérias e sujeiras praticamente imperceptíveis a olho nu.

Esse é um erro comum, mas que precisa ser reparado por quem quer se manter em dia com a saúde dos alimentos e do corpo. Diante disso, apresentamos a seguir uma lista com dicas para limpar alguns dos itens que mais acumulam sujeira na cozinha. Veja!

Coisas que acumulam sujeira e precisam ser limpadas com frequência

Dicas de limpadas da cozinha

Os puxadores de gavetas e porta de geladeira

Os microrganismos presentes em carnes, frangos e peixes estão sempre presentes nos puxadores, segundo estudo do Dr. Eric E. Schadt, do departamento de genética e ciências genômicas Mount Sinai School of Medicine e também diretor científico no Pacific Biosciences.

A teoria é a de que as pessoas contaminam a cozinha o tempo todo sem que sequer percebam. Isso ocorre, por exemplo quando alguém decide pegar uma peça de carne e antes de lavar as mãos acaba pegando no puxador da gaveta ou geladeira para pegar algum outro item.

Para evitar esse tipo de problema, especialistas alertam para a importância de lavar as mãos constantemente com água e sabão e fazer higienizações constantes a fim de prevenir contaminações.

Torneira

Usar água limpa na hora de preparar qualquer tipo de alimento é algo essencial. Mas o que muita gente não lembra é que para garantir a limpeza da água é importante também fazer a limpeza nas torneiras e nos encanamentos. Além disso é de suma importância usar um sistema de purificador para quando usar a água no preparo de alimentos.

Panos de prato

Bem diferente do que muitas pessoas pensam o pano de prato não está livre de germes, e mesmo que seja usado apenas para secar as mãos que acabaram de serem lavadas, ele tende a acumular bactérias e germes que gostam do ambiente úmido. O correto é trocar o pano de prato diariamente, e lavá-los sempre com água sanitária.

Leia também:

Ralo da pia

Como o ralo da pia tem caminho direto para o esgoto ele é um lugar muito sujo, por isso, a higienização constante é importante mesmo pra quem não tem contato constante com a região da pia.

Isso porque larvas e microrganismo que vivem em ambiente quente e úmido podem se alimentar dos restos de comida ali presente e subir pela cuba, contaminando tudo o que tiver na pia.

Para limpar é bom usar um desinfetante forte no ralo da pia uma ou duas vezes por semana e uma vez ao mês fazer uma mistura de uma colher de água sanitária e 250 mililitros de água para jogar pelo ralo.

Esponjas

As esponjas podem acumular germes em suas fibras, por isso é importante trocá-las ou higienizá-las constantemente. O ideal em uma cozinha é ter três esponjas em cores diferentes para limpeza, o que facilita a diferenciação.

Nesse caso uma das esponjas seria para lavagem de copos e pratos sem gorduras, outra para pratos e panelas engorduradas e outra ainda para limpeza da pia, sendo que todas devem ser trocadas quinzenalmente ou higienizadas com água sanitária, levadas ao micro-ondas em potência máxima por um minuto.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: