Topo

Dicas de Preparo de Risotos

Risoto é um dos pratos mais típicos da culinária Italiana. Embora sejam super fáceis de preparar, os risotos precisam de cuidados especiais no seu cozimento. Encontre aqui algumas dicas sobre o preparo de risotos e saiba como fazer esse prato de maneira saborosa e criativa.
Publicidade
Comente

Com, aproximadamente, 60 milhões de habitante, a Itália é reconhecida mundialmente por suas belas paisagens, a arte e a gastronomia. Localizada no sul da Europa, esta nação tem como capital a cidade de Roma que carrega, em sua bagagem história, centenas de relatos sobre guerras, conquistas ligadas à religião. No país, cerca de 83,2% da população é cristã e o restante, 16,8%, possui outra filiação ou se considera ateu.

A culinária italiana é considerada uma das mais ricas devido sua variedade, ela sofre influencia da cultura árabe, que introduziram neste país a utilização do açúcar, do arroz, da canela, do açafrão, da berinjela, dos doces, figos secos e uva passas, a partir do século IX. Lembrando que desde o ano de 1600 os espanhóis, também, contribuíram ao trazer algumas novidades da América como o tomate, a batata, o feijão, o milho, o cacau, o rum e o café.

A mesa das casas, restaurantes e centros de lazer da Itália é recheada de pratos que contenham massa. Contudo, dentre os pratos mais característicos da região vale citar panettone, as belas macarronadas com o típico espaguete, mousse de maracujá, polenta, risotos. Mas um prato, em particular, conquistou o coração dos brasileiros: o risoto.

Publicidade

A palavra risoto significa arroz pequeno, já que é o diminutivo da palavra “riso” e faz referência a um prato tipo do norte da Itália, que teve sua origem no ano de 1574 com o sentido de “sopa enxuta”, devida sua consistência de sopa grossa. Para o preparo do risoto, o arroz é o ingrediente é fundamental.

Porém, não o arroz utilizado é de um tipo pequeno, diferente do arroz comum utilizado no dia a dia do cardápio no Brasil. Pois, de acordo com os cozinheiros italianos o arroz arbório, vialone e carnaroli libera mais amido que o comum, o que permite uma unção dos grãos de forma cremosa.

Na receita básica de um risoto se faz necessários os seguintes ingredientes:
• Uma cebola picada
• 200g de arroz para risoto (arbório, vialone ou carnaroli)
• 1 taça de vinho branco
• 1 litro de caldo quente
• Sal e pimenta
• Manteiga ou azeite de oliva
• Queijo parmesão ralado

Modo de preparo: Aqueça o caldo em uma panela separada e deixe-o ferver. Doure a cebola na manteiga e acrescente o arroz. Frite um pouco e some o vinho branco até que esse evapore. Vá acrescentando o caldo aos poucos, uma concha de cada vez, sem que essa cubra todo o arroz, e mexa até evaporar por completo. Faça isso até que o caldo acabe, ou vá provando o arroz para ver o ponto. Acrescente o sal e a pimenta a gosto. Apague o fogo e acrescente o queijo. Sirva quente.

Publicidade

Entretanto, após chegar no Brasil, no fim do século XIX, o risoto ganhou alguns itens como charque, peixes, crustáceos (camarão), frango e pato. Mas, o de frango e o de camarão são os mais procurados. De fácil preparo, o risoto de frango leva em média 40 minutos para ficar pronto, sem necessário para 4 porções 400 g de frango desfiado, 1 copo de arroz, 1 caixa de creme de leite, 1 lata de milho, 100 g de queijo mussarela, 1 cebola, molho de tomate, alho e sal a gosto.

Primeiro cozinhe o frango e desfie-o, depois cozinhe o arroz. Em outra panela refogue cebola, alho e sal, acrescentando o frango, o milho, o molho de tomate, o creme de leite e um pouco de algo para dar um caldinho e ferver. Logo após, misture o arroz com o molho. Coloque o conteúdo em um recipiente, e salpique o queijo por cima dos ingredientes e leve ao forno por 10 minutos.

Para o preparo do risoto de camarão é essencial 1 kg de camarão 7 barbas, limpo e lavado, 2 copos americanos de arroz limpo e lavado, 4 copos americanos de água, 4 tabletes de caldo de galinha, 1/2 cebola pequena picada, 1 colher de sopa de salsinha picada, 1 colher de óleo e 1 caixinha de molho de tomate.

Ferva a água, acrescente 2 tabletes de caldo de galinha, quando a água estiver fervendo, coloque o arroz, deixe cozinhar. Em outra panela refogue a cebola e o camarão. Quando o camarão estiver ficando rosado acrescente o molho de tomate, os outros 2 tabletes de caldo de galinha e ½ copo de água. Deixe ferver até engrossar o molho, logo após coloque a salsinha picada e misture o molho no arroz.

Mas fica uma diga para as pessoas que desejam desfrutar desse maravilhoso cardápio: caso não encontre os típicos arrozes pequenos, vale utilizar o parbolizado e o arroz comum, em última instância. Outro fator importante, é que o risoto sempre deve ser servido quente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: