Topo

Dicas para preparar língua de boi

Comente

Nas prateleiras do mercado ela não parece nada amigável, coberta de uma pele grossa que pode ter pintas pretas ou até mesmo algumas manchas esverdeadas, acaba afastando até mesmo os cozinheiros mais experientes. Esta é a hora de parar de temer a aparência pois ela engana, apesar disto nem todos sabem que a língua é saborosa, macia e barata. Veja algumas dicas com um chefe de cozinha que podem fazer toda a diferença na sua língua perfeita.

Dicas para preparar língua de boi

Não dê bola para pintas pretas ou tonalidades esverdeadas

Comece levando em conta a sua textura, viscosidade, odor e coloração. A língua é um corte de carne que não pode estar viscosa ou molenga, nem mesmo ter odor extremo. O corte precisa estar com cara de carne fresca, as manchas pretas são normais, e não significam que a carne está estragada nem a sua pele áspera. Muitas vezes ela poderá estar levemente esverdeada mas isto é normal, estas são marcas de um animal ruminante como o boi ou a vaca.

Procure dar um banho de água quente

Dê uma primeira fervida na língua, uma boa escaldada irá tirar o excesso de gordura e o ranço que as vísceras possuem. Este corte pode ser muito manipulado, e uma escaldada é uma ótima pedida.

Cozinhe a língua e prepare o caldo

Veja também:

Agora é a hora de cozinhar, para que você possa amolecer a carne e ficar mais fácil de trabalhar com a mesma. Neste ponto, é necessário utilizar um líquido aromático, muitas pessoas se utilizam de vinagre, ou algum tipo de ácido, além de um bouquet garni e vinho branco. Estes aromas irão se incorporar ao alimento, e o líquido depois poderá ser engrossado e reduzido para virar um excelente caldo. Procure deixar em panela de pressão em torno de 30 a 40 minutos, depois que levantar a pressão. Se você tiver um pouco mais de tempo, fazer o alimento o dia inteiro em uma fervura branda em uma panela de barro irá deixar a carne mais saborosa ainda.

A revelação da carne vermelha e tenra

A língua estando bem mais macia depois de fervida permite que você tire sua capa, esta que é chamada de pele ou couro, que envolve uma carne mais vermelha e tenra que você deverá utilizar. Após ser cozida, esta capa é fácil de ser removida.

Agora você deve utilizar sua criatividade, a carne poderá ser grelhada, chapeada, em cubinhos, caraccio, churrasco, etc.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: