Topo

Dicas para fazer uma massa fresca perfeita

Comente

A massa é um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro, e acabou se tornando uma parte importante da culinária italiana, mesmo que a comida em si tenha surgido no oriente. Mas, sem sombra de dúvidas, os italianos acabaram se tornando responsáveis pelas receitas que utilizamos até os dias de hoje para o preparo de uma boa macarronada e uma série de outros pratos com essa base. 

Hoje em dia temos a praticidade de encontrar em qualquer supermercado as massas secas, que oferecem uma grande praticidade. Afinal de contas, basta colocar o produto em água fervente, aguardar alguns minutos, e depois juntar ao molho de sua preferência. Mas existem aqueles que preferem fazer a sua própria massa. 

A massa fresca é feita com poucos ingredientes: farinha de trigo e ovos basicamente. É claro que existem variáveis na receita, mas é isso que torna a massa um prato realmente bastante barato. Mas que exige um pouco de tempo e de paciência para preparo, assim como grande parte das comidas italianas. 

Dicas para fazer uma massa fresca perfeita

Veja também:

Confira algumas dicas para conseguir fazer a massa fresca perfeita:

Ovos e farinha

As receitas de massa tradicionais levam apenas ovos e farinha no seu preparo. O tipo de farinha acaba sendo decisivo para a qualidade final da massa, sendo que o mais recomendado é utilizar as do tipo 00, que são as mais fininhas. Mas, na prática, qualquer farinha pode ser utilizada. A proporção é seguinte: para cada quilo de farinha, 600 gramas de ovos, o que dá entre seis e sete unidades. 

Não sove

A massa do macarrão não precisa ser sovada, diferentemente da massa do pão, por exemplo. Basta misturar os ovos com a farinha para obter uma farofa rústica e pouco uniforme, depois se forma uma bola e se dá os moldes desejados com os cortes. 

Abertura 

A massa grande deve ser dividida em pequenas partes para que ela possa ser aberta. Nesta etapa, as máquinas com rolos acabam ajudando muito, mas as italianas tradicionais costumam abrir a massa na mão mesmo. Depois que ela estiver fina e homogênea, é o momento de fazer os cortes e depois elas devem ser colocadas para secar. 
 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: