Topo

Dicas de cozinha: veja ingredientes que podem salvar as refeições de quem mora sozinho

Comente

Para muita gente, a ideia de morar sozinho remete a passar dias comendo sobras ou comida congelada, principalmente por isso ser algo mais cômodo e não pesar no orçamento. Apesar disso, esses não são hábitos saudáveis e podem pesar na balança mais tarde.

A verdade é que, se você mora sozinho e deseja ter comida caseira saudável sem gastar muito, é só manter o foco nos “alimentos coringas”, ou seja, aqueles que podem salvar refeições de forma fácil e rápida. A seguir você confere algumas das opções mais comuns. Veja!

Arsenal de alimentos para salvar refeições de maneira prática

Alho e cebola

alho-e-cebola

Essa dica é simples, porém é a base principal de todos os refogados, sem contar que também faz parte de outros preparos, tais como bife, cozidos e recheios. E quando as cebolas são douradas na manteiga ou no azeite, podem servir ainda como acompanhamento para inúmeros pratos.

E se em um belo dia em sua dispensa houver apenas caldo – seja de carnes, aves ou legumes – e algumas cebolas disponíveis, não se preocupe, com apenas esses ingredientes dá para fazer uma sopa rápida e bem saborosa.

Enquanto isso, o alho deixa verduras como espinafre e brócolis mais saborosas, ficando ainda muito saboroso quando assado inteiro com batatas, sendo útil também para um preparo rápido de macarrão ao alho e óleo, e essa simples receita também pode ganhar novos ingredientes como pimenta e bacon.

Arroz

arroz

O arroz é o ingrediente básico da cozinha brasileira, ele combina com praticamente tudo e pode ser preparado de diferentes formas. Uma dica para um arroz saboroso e simples é reaquecê-lo com manteiga e cebolinha, adicionando um pouco de queijo ralado, carnes, e linguiça picada, o que resulta no famoso “mexidão”.

O arroz também pode se transformar em bolinhos ou arroz de forno, sendo essa uma forma de reaproveitar comida, evitando desperdício e recriando pratos saborosos.

Ovos

ovos

O ovo pode ser preparado de diferentes maneiras, seja frito, cozido, mexido, no meio do macarrão, como omelete ou até mesmo uma fritada. Para os mais ousados que desejam se arriscar em receitas mais complexas, o ovo pochê, que é cozido em uma fina camada de água fervente, também é um prato que vale a pena preparar.

Em momentos de pressa, a dica é misturar ovos mexidos e salsinha com arroz já cozido, recriando uma deliciosa refeição. Outra sugestão é colocar ovos para cozinhar em molho de tomate, os ovos ganharão um sabor a mais no preparo.

Leia também:

Legumes congelados

legumes-congelados

Manter os legumes já cortados, limpos e separados em porções, é uma boa alternativa para quem mora sozinho e não tem muito tempo para cozinhar. Legumes congelados, costumam ter uma textura mais firme do que os enlatado, sendo também mais saudáveis, isso sem contar também ajudam na hora de um preparo rápido. Tudo o que você precisa fazer é cozinhar em água e sal, comer puro ou acrescentar em algum prato como complemento.

Cuscuz marroquino

cuscuz

Pelo nome, o prato até parece exótico, mas na verdade se trata de uma receita simples que salva a refeição de muitos solitários. O prato fica pronto em cinco minutos, e para um preparo básico, coloque o cuscuz em uma tigela, tempere com sal e pimenta, e cubra com água fervente ou caldo de carne, de frango ou de vegetais.

Em seguida misture uma colher de sopa de manteiga e pronto, é só servir. Esse prato pode ser um substituto para o arroz, e fica mais saboroso e nutritivo quando misturado com legumes.

Latas de atum e sardinha

atum

Esse tipo de prato não serve apenas para lanches ou viagens à praia, ele pode ser usado também para deixar salada mais nutritiva e até para rechear panqueca pré-pronta. Apesar disso, dê preferência aos enlatados conservados em água, que são menos calóricos.

Queijo parmesão

queijo-parmesao

O queijo parmesão é um ingrediente com poder de realçar o sabor de muitas refeições, podendo ser usado em sopas, massas, recheio de omelete ou ainda derretido sobre o pão.

Macarrão

macarrao

Existem diferentes formatos de macarrão e diferentes formas de preparar esse alimento. Massas menores como o risone ou o ave-maria são ótimos para preparo de sopas, podendo também ser usadas em saladas.

Já os canelones pré-prontos podem ser usados com ingredientes que estão sobrando na geladeira como frios e queijos. Mas também temos as lasanhas caseiras, que são ótima para preparar e congelar para aqueles dias que deseja algo saboroso mas não tem tempo e nem vontade de preparar.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: